5 dicas infalíveis para lavar a roupa e fazer suas peças durarem mais
Quando você segue direitinho as instruções de manutenção, suas peças duram mais
atualizado
Compartilhar notícia
Vou falar uma coisa que pode ser óbvia para uns, mas tenho certeza que pra maioria não é: cuidar da roupa tem tudo a ver com consumo consciente. Quando você segue direitinho as instruções de manutenção, suas peças duram mais, fazendo com que você não tenha que comprar substitutas tão cedo.
É uma relação direta: quanto maior o ciclo de vida, menor a necessidade de consumo. Então vem comigo e aprende essas diquinhas espertas pra manter sua roupa com carinha boa por mais tempo:
1. Não ignore a etiqueta interna. Sabe aquele pedaço de pano, que a gente (eu!) normalmente corta porque incomoda pra caramba? Pois é, ele vem cheio de informação útil sobre a lavagem – se a peça se dá bem ou não com amaciante, se deve ser lavada em água fria ou quente, se pode ir na secadora. Quem nunca meteu uma camiseta na secadora e tirou uma babylook que atire a primeira pedra.
2. No guarda-roupa, vale ser um pouco porquinho. Não carece lavar roupa a cada uso, tá, gente? Usou, não transpirou, não derramou nada, volta pro armário. Simples assim, sem dó. Se quiser, tem até uma receitinha incrível de desodorante pra roupa que aprendi com minhas colegas da Oficina de Estilo. Joga o cheirinho, deixa respirar um pouco, guarda de novo e está pronta pro segundo uso.
3. Guarda-roupa com muita umidade precisa tomar um arzinho de vez em quando. A cada três meses, mais ou menos, escolha um dia de sol, esvazie tudo e deixe a luz entrar. Mofo mancha, estraga a roupa e ainda é péssimo pra saúde.
4. Sempre que possível, lave as manchas no momento em que elas ocorrem. Mancha seca é mais difícil de tirar que mancha molhada. E, quanto mais você esfregar, mais estrago vai fazer no tecido.
5. Repense seus produtos de limpeza. Para começar, diminua as quantidades de sabão em pó e amaciante (as marcas recomendam colocar muito mais do que realmente é preciso para a roupa ficar limpa). Além disso, busque substitutos naturebas para os produtos industriais (eles causam menos dano e são mais ecológicos!). Sabão em pó pode ser trocado por sabão de coco ralado, amaciante pode virar vinagre branco com álcool… E por aí vai.
E, se você se interessar pelo assunto, depois de testar essas dicas e ver os resultados positivos, pesquise. Tem uma infinidade de truques maravilhosos para aumentar a vida útil das roupas. E só tem vantagem. Seus trapinhos queridos vivem mais tempo para alegrar seu guarda-roupa. E você, como consumidor, não alimenta a roda frenética do mercado.