Nova tecnologia 3D chega para revolucionar a música eletrônica
Dolby Atmos, nova tecnologia de som 3D, vai trazer muito mais qualidade de áudio
atualizado
Compartilhar notícia
A revolução de como escutamos música eletrônica aterrissou no Brasil. A Dolby®, famosa por sempre transformar a ciência da visão e do som em experiências espetaculares, desenvolveu uma nova tecnologia intitulada Dolby Atmos®.
O som, que normalmente contém dois canais, conhecido também como stereo, agora pode ser em um sistema 11.1.10 para home theater e para cinema 7.1.2 com até 128 caixas de som e com 128 objetos. A nova tecnologia da Dolby® move o som ao seu redor, que ao invés de ficar restrito a apenas alguns canais, pode ser precisamente colocado e movido em um espaço tridimensional. Por isso, essa inteligência está sendo chamada de som 3D. A palavra Atmos vem de atmosfera e descreve muito bem a sensação criada no ambiente.
Basicamente o Dolby Atmos adiciona uma dimensão aérea, dando uma nova sensação de altura e espaço, criando uma atmosfera de áudio completa e retratando diversos sons como se fossem ao vivo. Desse modo, essa tecnologia produz uma qualidade de tirar o fôlego com clareza, riqueza de detalhes e profundidade surpreendentes. Com ela você vai experimentar a música como se ela estivesse sendo tocada bem na sua frente, com todos os instrumentos ao seu redor.
Você não precisa de nenhum equipamento especial para entender e viver tudo isso. Basta escutar uma música que tenha sido remixada nessa tecnologia. Ou seja, o Dolby Atmos funciona em dispositivos móveis, adaptando a melhor experiência de som em seus alto-falantes ou fones de ouvido, e criando um áudio poderoso e em movimento, que flui acima e ao seu redor.
Agora, essa tecnologia está chegando ao Brasil pelas mãos de André Zabeu e Paula Chalup. Os dois uniram-se para em março inaugurarem um estúdio em São Paulo, com a tecnologia para remasterizar tracks nesse novo formato. Outro detalhe incrível é que hoje podemos fazer apenas uma única mixagem em Dolby Atmos, e a partir dela converter os arquivos para qualquer formato, como por exemplo para stereo, 5.1, 7.1, mono, stereo binaural para os fones de ouvido, e etc.