metropoles.com

Uma a cada 10 mortes no mundo por Covid-19 foi no Brasil

Em números absolutos, desde o início da pandemia, são 48.954 vítimas do novo coronavírus no território brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty images
arte coronavirus COVID-19 mundo mundial
1 de 1 arte coronavirus COVID-19 mundo mundial - Foto: Getty images

Ainda que pela primeira vez, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil tenha terminado uma semana com menos óbitos do que a anterior, o histórico do país diante do avanço do coronavírus não é animador.

Em números absolutos, desde o início da pandemia, são 48.954 mortes por Covid-19 no território brasileiro, posicionando o país atrás apenas dos Estados Unidos nessa métrica assustadora. Por lá, foram 119.086 vítimas. No mundo todo, o valor chegou a 458.706.

Os números, analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, mostram uma realidade difícil de aceitar: apesar de representar menos de 3% da população do globo — que é de 7,8 milhões –, uma a cada 10 mortes até a noite dessa sexta-feira (19/06) aconteceu no Brasil.

Apesar da situação, o novo secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, defende que os dados do coronavírus das últimas semanas dão a entender que o país está entrando em um platô na curva epidemiológica da Covid-19.

“A tendência é de estabilização, percebemos uma diminuição no número de novos óbitos e estabilização de casos diagnosticados. Precisamos confirmar se isto se mantém nos próximos 15 dias”, afirmou, em entrevista coletiva na última quinta-feira (18/06).

No mesmo dia, dados divulgados pela Our World in Data, projeto de pesquisadores das Universidade de Oxford sobre o avanço do novo coronavírus no mundo, apontaram que o Brasil foi um dos cinco países com mais mortes por milhão de habitantes.

Atrás apenas do Chile, Suécia, Peru e empatando com o México, o país contabilizou mais de 6 novas vítimas fatais por milhão de habitantes, o mesmo valor em relação a essa quarta-feira (17/06).

Veja ranking:

1 milhão de contaminados

Segundo a última atualização feita pelo painel do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos confirmados do novo coronavírus, chegando a 1.032.913 diagnósticos positivos nessa sexta-feira (19/06).

Os estados mais atingidos pela Covid-19 até o momento são: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão. O Amazonas, uma das unidades federativas que mais sofreu com a epidemia, aparece em sexto lugar – segundo as estatísticas, o vírus está se interiorizando e perdendo a força.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?