metropoles.com

Pazuello: “Esta semana nós receberemos as vacinas da Astrazeneca”

Segundo o ministro, governos brasileiro e indiano devem coordenar a entrega das 2 milhões de doses do imunizante no início desta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da Saude General Eduardo Pazuello
1 de 1 Ministro da Saude General Eduardo Pazuello - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em coletiva à imprensa na tarde deste domingo (17/1), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os governos brasileiro e indiano devem coordenar a entrega das 2 milhões de doses produzidas na Índia no início desta semana e disse estar “confiante” de que o carregamento será recebido nos próximos dias.

“Continuo confiante de que esta semana nós receberemos as vacinas da AstraZeneca”, frisou o ministro.

Segundo ele, o governo fez o possível para garantir a importação das doses e agora corre uma fase de negociação diplomática.

“É muito provável que a gente consiga coordenar essa entrega agora para o começo da semana. Estamos nas negociações diplomáticas para que seja autorizada a entrega. Já está comprada, com documento de exportação emitido e assinado, contratação do transporte aéreo executado. Então, todas as medidas que cabiam ao Ministério da Saúde, ao governo federal já foram executadas, agora estamos na negociação do momento exato de saída”, afirmou.

O Brasil importou 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas pelo laboratório Serum na Índia. As doses compradas pelo Brasil fazem parte de um lote de importação solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ao laboratório Serum.

O voo da Azul para buscar as 2 milhões de doses da vacina de Oxford contra o coronavírus iria decolar para Mumbai, na Índia, na quinta-feira (14), mas foi adiado para sexta-feira (15). O carregamento chegaria ao Brasil na tarde de domingo (17/1), mas o voo acabou cancelado.

O governo indiano vetou a liberação imediata das doses e não se comprometeu com um prazo, frustrando os planos brasileiros de começar a distribuir o imunizante pelos estados nesta semana.

O CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, disse na sexta-feira (15/1) que o envio das doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil só deve acontecer daqui a duas semanas. Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, o país iniciou própria campanha de vacinação na mesma semana em que o governo brasileiro decidiu enviar o avião a Mumbai.

“Vamos entender também que a pressão que pode existir no Brasil existe também em outros países”, disse o ministro Pazuello. Segundo ele, poderia haver algum tipo de “estresse” se fosse autorizada a saída do imunizante produzido na Índia antes do início do processo de vacinação naquele país.

Por unanimidade, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 para os imunizantes Coronavac, desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A aprovação para uso emergencial do imunizante Oxford/AstraZeneca é referente às 2 milhões de doses importadas da Índia, que ainda não chegaram ao Brasil.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?