Número de casos suspeitos de coronavírus no DF cai de 82 para 75
Atualização foi feita pela plataforma on-line do Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (13/03). Número é menor do que o de quinta
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo a plataforma on-line do Ministério da Saúde atualizada na tarde desta sexta-feira (13/03), o Distrito Federal tem, no momento, 75 casos suspeitos de coronavírus e dois confirmados. O número é menor do que o de quinta, quando havia 82 ocorrências.
Os casos confirmados são da mulher internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – que teve piora nesta sexta – e do marido dela, em isolamento residencial. A conta da pasta não inclui o vice-presidente do Flamengo que testou positivo para o coronavírus na tarde desta quinta (12/03), após visita ao Distrito Federal.
A plataforma dá conta ainda de 53 casos descartados na capital federal. Apesar de seguir com o maior número de casos suspeitos da Região Centro-Oeste, o DF está em segundo lugar no número de confirmados, pois Goiás fechou o diagnóstico positivo de três pacientes.
Decreto
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou novo decreto, nesta sexta-feira, que autoriza, se necessário, realização compulsória de exames, testes, coleta de amostras, vacinação e tratamentos médicos específicos em casos suspeitos do novo coronavírus.
O documento cria um grupo executivo para desenvolvimento de ações de prevenção e mitigação ao coronavírus no DF e à dengue. O ato também estabelece adoção de medidas de contenção e enfrentamento de ambas as enfermidades no DF.
Estão autorizadas, ainda, exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver em caso de morte de pacientes.
“As medidas previstas somente poderão ser determinadas com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde e deverão ser limitadas no tempo e espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública”, destaca o decreto ao qual o Metrópoles teve acesso.