“Não precisam correr a hospitais”, diz Ibaneis sobre coronavírus
Governador diz que o DF não tem estrutura hospitalar para tratar toda a população
atualizado
Compartilhar notícia
A população do Distrito Federal não deve correr para os hospitais com medo do novo coronavírus, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com o chefe do Executivo local, a rede pública está preparada para a doença, mas não tem condições de internar toda a comunidade.
O Metrópoles noticiou o caso de uma paciente com pedido de teste para a doença, assinado por clínica privada, que não foi atendida pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência local para tratamento da Covid-19. Para o emedebista, a rede pública precisa seguir os protocolos.
“Nós não temos estrutura hospitalar para tratar toda uma população. Então, nós temos que tomar muito cuidado. Não é todo mundo correr para o hospital. Nós temos que avaliar caso a caso. O caso hospitalar é só naqueles que realmente houver uma doença respiratória avançada. É esse o protocolo que está acontecendo em todo o mundo”, assinalou.
As declarações foram feitas durante a inauguração do ponto com estrutura para taxistas próximo ao Aeroporto de Brasília.
Ele também falou sobre o marido da primeira vítima do novo coronavírus no DF, que está internada no Hran. A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) pediu à Justiça que ele fosse obrigado a fazer o teste e ser isolado, no que foi atendida.
“A linha é proteger as pessoas que estão com o vírus e também a sociedade. Nesse segundo caso foi uma iniciativa que eu tomei”, revelou Ibaneis. Para o emedebista, o isolamento do homem era necessário. “Porque existia ali um risco. Não só para os profissionais da saúde, mas para toda sociedade, porque ele estava circulando livremente pela cidade”, concluiu.