metropoles.com

Ibaneis: “Não haverá policiamento em ato marcado para domingo”

Governador do DF disse que o protesto marcado contra o Congresso não está autorizado, mas reconheceu que não pode proibir as pessoas de irem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis-Rocha9
1 de 1 Ibaneis-Rocha9 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (12/03), que não haverá policiamento nem apoio da Secretaria de Segurança Pública para garantir a ordem na manifestação marcada para o próximo domingo (15/03). O titular do Palácio do Buriti decretou por cinco dias suspensão de aulas, além de eventos e shows na capital do país com mais de 100 pessoas, por conta da pandemia do coronavírus. O ato está sendo organizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Congresso Nacional.

Ibaneis afirmou, em entrevista à Radio CBN, que o protesto não está autorizado, mas reconheceu que não pode proibir a aglomeração das pessoas.

O emedebista justificou a edição do decreto: “Estamos vivendo uma pandemia”. Ibaneis informou que a rede pública de saúde do DF pode enfrentar dificuldades caso haja  explosão da doença em território brasiliense. “Não somos a China, que fez três hospitais em 10 dias”, argumentou.

O governador disse que vai analisar, nos próximos dias, se o decreto será ou não prorrogado por mais cinco dias: “Vamos acompanhar a situação. Nosso objetivo não é punir, penalizar ou prejudicar. Pelo contrário, é prevenir. Mas vamos tentar avisar com antecedência”.

Concurso da PCDF

Sobre o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Ibaneis Rocha pontuou que vai defender, junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a suspensão das provas para o cargo de escrivão, previstas para domingo (15/03). A decisão deve ser anunciada ainda nesta quinta.

UnB

O chefe do Executivo local afirmou, ainda, que não descarta a possibilidade de entrar na Justiça contra a Universidade de Brasília (UnB). A instituição decidiu manter as aulas mesmo após a edição do decreto.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?