Frota põe “jacaré” em frente ao Planalto para defender importância da vacinação
Ato teve presença de um homem fantasiado de jacaré. Objetivo era conscientizar população e combater campanha de desinformação e negacionismo
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) realizou um ato na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no início da tarde desta quinta-feira (28/1), para conscientizar a população acerca da importância da vacinação contra a Covid-19.
No ato, um homem fantasiado de jacaré, em alusão à declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre os efeitos colaterais da vacina, distribuiu panfletos favoráveis à imunização.
“É um alerta para que as pessoas tomem a vacina, não tenham medo de tomá-la. Ela não dói, não mata e você não vira jacaré”, disse Frota ao Metrópoles. Segundo ele, o ato também teve o intuito de combater o negacionismo e a campanha de desinformação propagada pelo presidente da República.
Veja fotos do ato:
Em 17 de dezembro, o mandatário do país alegou que o governo federal não se responsabilizaria pelos efeitos colaterais das doses das vacinas. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que, “se virar um jacaré, é problema de você”.
“Não vou falar outro bicho, porque vão pensar que eu vou falar besteira aqui, né? Se você virar super-homem, se nascer barba em alguma mulher aí ou algum homem começar a falar fino, eles não têm nada a ver com isso. Ou, o que é pior, mexer no sistema imunológico das pessoas”, disse o presidente.
Dados da vacinação
De acordo com o site Our World in Data, apoiado pela Universidade de Oxford, o Brasil subiu para 0 12º lugar no ranking por doses ministradas, com 1,13 milhão de pessoas vacinadas. A classificação considera números absolutos, não de percentual da população – índice que está em aproximadamente 0,5% no Brasil.
Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus já foram aplicadas em todo o mundo. Os dados refletem o número total de imunizantes, sem distinção entre a primeira dose e o reforço.
Os Estados Unidos seguem como o país que mais aplicou doses, totalizando 23,5 milhões. A China, que não divulgava dados há uma semana, passou de 15 milhões para 22,7 milhões na última atualização.
Na sequência, aparecem o Reino Unido, com 7,6 milhões; Israel, com 4,2 milhões; e os Emirados Árabes Unidos, com 2,76 milhões de injeções.
Israel é proporcionalmente o país que mais vacinou. Mais de 32% da população recebeu ao menos uma dose de imunizantes. Logo depois aparecem os Emirados Árabes Unidos (25,4%), o Reino Unido (10,5%), os Estados Unidos (6%) e a Dinamarca (3,1%). O Brasil aparece em 13º lugar, com 0,53% da população vacinada com uma dose.