metropoles.com

Frota põe “jacaré” em frente ao Planalto para defender importância da vacinação

Ato teve presença de um homem fantasiado de jacaré. Objetivo era conscientizar população e combater campanha de desinformação e negacionismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jacare 6
1 de 1 Jacare 6 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) realizou um ato na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no início da tarde desta quinta-feira (28/1), para conscientizar a população acerca da importância da vacinação contra a Covid-19.

No ato, um homem fantasiado de jacaré, em alusão à declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre os efeitos colaterais da vacina, distribuiu panfletos favoráveis à imunização.

“É um alerta para que as pessoas tomem a vacina, não tenham medo de tomá-la. Ela não dói, não mata e você não vira jacaré”, disse Frota ao Metrópoles. Segundo ele, o ato também teve o intuito de combater o negacionismo e a campanha de desinformação propagada pelo presidente da República.

Veja fotos do ato:

7 imagens
1 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em 17 de dezembro, o mandatário do país alegou que o governo federal não se responsabilizaria pelos efeitos colaterais das doses das vacinas. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que, “se virar um jacaré, é problema de você”.

“Não vou falar outro bicho, porque vão pensar que eu vou falar besteira aqui, né? Se você virar super-homem, se nascer barba em alguma mulher aí ou algum homem começar a falar fino, eles não têm nada a ver com isso. Ou, o que é pior, mexer no sistema imunológico das pessoas”, disse o presidente.

Dados da vacinação

De acordo com o site Our World in Data, apoiado pela Universidade de Oxford, o Brasil subiu para 0 12º lugar no ranking por doses ministradas, com 1,13 milhão de pessoas vacinadas. A classificação considera números absolutos, não de percentual da população – índice que está em aproximadamente 0,5% no Brasil.

Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus já foram aplicadas em todo o mundo. Os dados refletem o número total de imunizantes, sem distinção entre a primeira dose e o reforço.

Os Estados Unidos seguem como o país que mais aplicou doses, totalizando 23,5 milhões. A China, que não divulgava dados há uma semana, passou de 15 milhões para 22,7 milhões na última atualização.

Na sequência, aparecem o Reino Unido, com 7,6 milhões; Israel, com 4,2 milhões; e os Emirados Árabes Unidos, com 2,76 milhões de injeções.

Israel é proporcionalmente o país que mais vacinou. Mais de 32% da população recebeu ao menos uma dose de imunizantes. Logo depois aparecem os Emirados Árabes Unidos (25,4%), o Reino Unido (10,5%), os Estados Unidos (6%) e a Dinamarca (3,1%). O Brasil aparece em 13º lugar, com 0,53% da população vacinada com uma dose.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?