Covid: 6 países da América do Sul estão no topo do ranking de novas mortes
O Brasil está em 10º lugar. Os números se referem aos novos óbitos por milhão de habitantes contabilizados nessa segunda-feira (29/06)
atualizado
Compartilhar notícia
Dados divulgados pela Our World in Data, projeto de pesquisadores da Universidade de Oxford sobre o avanço do novo coronavírus no mundo, apontam que sete países da América do Sul estão entre os 10 com mais novas mortes por milhão de habitantes. Os números se referem a óbitos ocorridos nessa segunda-feira (29/06).
Na lista, o Brasil ficou na última posição, contabilizando três novas vítimas fatais por milhão de habitantes. O balanço foi feito pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.
Veja gráfico:
Pandemia longe do fim
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (29/06), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a pandemia do novo vírus não está “nem perto de acabar“, e que “o pior ainda está por vir”.
“Muitos países implantaram medidas para suprimir a transmissão e salvar vidas e tiveram sucesso, mas não conseguiram extinguir completamente o coronavírus e estão vendo uma ressurgência nos casos”, afirma o diretor-geral.
Ele lembra que a maioria das pessoas não tem imunidade contra a doença e que ainda há muito espaço para que a Covid-19 se espalhe.
Apesar de haver novos casos em nações que já tinham controlado a epidemia, a OMS acredita que o fato de o novo coronavírus ter sido suprimido em um primeiro momento prova que é possível derrotá-lo sem vacinas ou medicamentos.