Covid-19: RJ tem maior taxa de letalidade do Brasil e DF a 2ª mais baixa
O índice leva em conta o total de casos confirmados da doença e o número de óbitos registrados
atualizado
Compartilhar notícia
O Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa de letalidade pela Covid-19 no Brasil, com 9,6% dos casos confirmados de coronavírus terminando em morte. Em seguida vem Pernambuco (8,3%) e Ceará (6,2%). No Brasil, como um todo, a valor é de 4,9%.
Calcula-se a taxa de letalidade analisando o total de casos confirmados e a quantidade de mortes. Os cruzamentos dos números foram feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base nas informações diárias recolhidas para alimentar o painel interativo com informações sobre a pandemia.
O primeiro fator a influenciar a taxa é a testagem, segundo a universidade John Hopkins. Quanto maior o número de exames feitos, mais casos leves e moderados são descobertos. Isso aumenta o total de infectados mas não o número de óbitos. Assim, a letalidade cairia.
Também leva-se em conta fatores como a demografia do lugar — populações mais velhas tendem a ter uma taxa maior; o sistema de saúde local; e outros fatores desconhecidos ainda sendo estudados pela ciência.
Por conta disso, o valor varia bastante entre os estados brasileiros. O Distrito Federal, onde realiza-se uma testagem mais ampla do que na maioria das unidades da Federação, a taxa de letalidade é a segunda menor do país, de 1,3%. O índice de cada região pode ser consultada no gráfico a seguir:
No mundo como um todo, a taxa de letalidade é de 5,4%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os países é observada uma variação grande, maior até do que a observada entre os estados brasileiros. Na Itália, país com a letalidade mais alta entre as 20 nações com mais casos, ela é de 14,5%. Já na Arábia Saudita, de 0,8%.