Covid-19: no DF, diferença entre primeiro sintoma e notificação é de 9 dias
Cálculo foi feito com base nos dados de de notificações de Síndrome Gripal do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Quando uma pessoa sente um incômodo no corpo, nem sempre o primeiro reflexo é procurar um médico, muitas vezes espera-se o mal-estar passar sozinho. Esse comportamento é natural para a sociedade brasileira, mas em tempos do novo coronavírus pode se tonar uma preocupação.
A demora no diagnóstico de Covid-19 aumenta as chances da pessoa transmitir a doença e consequentemente inflar as estatísticas de mortes. Por isso, diminuir esse tempo é essencial para conter o avanço da pandemia. No Distrito Federal, por exemplo, a diferença média entre a data do primeiro sintoma da doença e a sua notificação é de 9 dias.
As informações são do sistema de notificações de Síndrome Gripal do Ministério da Saúde e apenas os casos positivos para a Covid-19 foram considerados. O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, analisou os números.
Em nove dias, entre o primeiro sintoma e a notificação, a doença pode evoluir do quadro mais leve ao mais grave. A pessoa com em tratamento domiciliar, com gravidade pequena sem necessidade de hospitalização, demora em média 5,9 dias para aparecer nas estatísticas — a mais baixa em toda a escala de perigo da Covid-19. Quando a pessoa morre, a média entre os primeiros sinais e a comunicação com as autoridades sanitárias é de 15,2 dias.
O tipo de teste feito pelo paciente também interfere na velocidade do processo de comunicação. O exame rápido de anticorpo demora uma média de 7,9 para ser notificada às secretárias de saúde desde o primeiro sintoma. Em seguida vem o tipo rápido de antígeno, com 8,3 dias. A maior média é para o RT-PCR, com uma média de 11 dias.
O dado reforça a necessidade do isolamento social. Uma pessoa infectada pela Covid-19 pode transmitir a doença a todas as pessoas com quem tem contato enquanto não tem o seu diagnóstico para a doença confirmado. Em isolamento, as chances de isso acontecer diminuem drasticamente.