Covid-19: Lago Sul tem uma das 10 maiores incidências no Brasil
Se o bairro nobre fosse uma cidade, a região administrativa teria o maior número de infectados por 100 mil habitantes
atualizado
Compartilhar notícia
Se o Lago Sul fosse uma cidade, a Região Administrativa (RA) do Distrito Federal teria uma das 10 maiores incidências de coronavírus no Brasil. São 73 casos confirmados da doença para uma população de 30,3 mil pessoas. Isso significa que o bairro nobre tem 240,77 infectados para cada 100 mil habitantes.
Na lista de contaminados, o Lago Sul fica atrás de sete cidades. O ranking é liderado por Fernando de Noronha (PE). A ilha pernambucana tem 947,4 casos a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar, vem Santo Antônio do Caiuiá, no Paraná, com 340,78 infectados a cada 100 mil. Os números dessa matéria foram levantados pelo Brasil.Io, iniciativa que libera informações públicas, e pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.
O cálculo da incidência de casos por 100 mil habitantes busca avaliar o quanto uma doença está presente em determinada população. Mil contaminados pelo novo coronavírus têm significado diferente, proporcionalmente falando, no Distrito Federal ou em Goiás, já que o número de moradores do estado goiano é maior do que o do DF.
Por exemplo: São Paulo é o estado mais populoso do país e também o com maior índice de diagnósticos confirmados – todavia não aparece entre os três primeiros lugares do levantamento. A UF está em sétimo lugar, com 52,4 infectados a cada 100 mil habitantes. Isso porque são 24.401 casos para uma população de 45,9 milhões de pessoas.
Essa incidência é menor do que a de outra RA. O Plano Piloto, região do DF com a maior quantidade de casos absolutos – 216 em 28 de abril -, tem 93,79 infectados para cada 100 mil habitantes. Isso deixaria a RA na posição de número 70 se fosse comparada com todas as cidades com diagnósticos confirmados.