Covid-19: escola do Gama produz máscaras para unidades de saúde
A estimativa é que a primeira leva de produção já seja doada para o Hospital Regional do Gama nesta sexta-feira (03/04)
atualizado
Compartilhar notícia
A batalha contra o coronavírus mobilizou professores do Centro de Ensino Médio de Ensino Integrado (Cemi) do Gama. A equipe formada por quatro profissionais de diferentes áreas está produzindo equipamentos de proteção individual com a ajuda de três impressoras 3D. Todo o material confeccionado será doado a profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
A estimativa é que a primeira leva de produção das máscaras seja doada, nesta sexta-feira (03/04), para o Hospital Regional do Gama.
A idealizadora do projeto, a professora Marília Pinheiro, mestre em bioética, contou que vários profissionais da saúde estão procurando diretamente a escola para solicitar as máscaras. “A escassez é grande e os próprios servidores solicitaram a nossa ajuda, por isso estamos aceitando doações de insumos para potencializar a confecção de máscaras”, conta.
A prioridade é abastecer o Hospital do Gama pela localização próximo ao Entorno e expectativa de alta demanda. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Santa Maria também serão atendidos pelo projeto, assim como dentistas que trabalham na rede pública de saúde.
Sala Maker
A Sala Maker do Cemi do Gama foi inaugurada em 2019. O espaço conta com três impressoras 3D, ferramentas manuais, computadores e uma máquina de corte a lazer. Foi construída a partir de emendas do distrital Fabio Félix (PSol), no valor de R$ 50 mil, destinadas à Regional de Ensino do Gama.
O parlamentar destinou mais R$ 40 mil reais para melhorias no laboratório e para a compra de insumos que viabilizarão produzir mais máscaras. De acordo com Marília, os recursos vão possibilitar a produção de cerca de 200 máscaras por semana.