Covid-19: brasileiros em cruzeiros à deriva vivem drama na Europa
Embarcações estão presas no continente e enfrentam dificuldades para desembarcar passageiros. Itamaraty monitora situação
atualizado
Compartilhar notícia
Turistas brasileiros em cruzeiros à deriva vivem drama na Europa em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo reportagem do jornal O Globo, as embarcações enfrentam dificuldades para promover desembarque de passageiros estrangeiros.
A matéria do jornal fluminense cita o Cruzeiro Costa Pacífica, que partiu de Buenos Aires (Argentina) em 3 de março. Sem saber do agravamento da crise do vírus pelo mundo, o comando da embarcação seguiu com destino à Europa. Nessa sexta (20/03), porém, não conseguiu atracar em Marselha, na França. Apenas franceses foram autorizados a desembarcar.
Agora, o cruzeiro segue para Gênova (Itália), país que contabiliza o maior número de mortos vítimas do coronavírus – já são mais de 4 mil óbitos. O turista brasileiro Alberto Violland, de 57 anos, não esconde a preocupação.
“A maioria dos hóspedes, quase 80%, são de pessoas com mais de 70 anos. Vamos fazer o que lá em Gênova? A Itália está apresentando os piores indicadores da doença. Só vamos desembarcar em Gênova se tivermos um avião já pronto para nos levar para casa”, diz o administrador. Cerca de 200 brasileiros estão no cruzeiro.
Violland contou ao O Globo que já ouviu relatos de pessoas com febre na embarcação. Mas ainda não há nenhuma confirmação oficial de contaminados com coronavírus entre passageiros e tripulantes.
O administrador conta ter entrado em contato com órgãos brasileiros e representantes do cruzeiro em busca de respostas. “O Itamaraty não apresenta um plano B para a gente. O que tenho de contato é com o vice-cônsul de Milão, e parece que ele está sabendo da nossa situação por agora”, explica.
Em nota ao O Globo, o Itamaraty disse que “está acompanhando a situação dos brasileiros no cruzeiro”. Afirmou também que a empresa responsável pela embarcação, a Costa Crociere, “deverá providenciar voo de retorno para o Brasil”.
Outro cruzeiro também tem passado por situação complicada na Europa. O MSC Fantasia, que partiu do Rio de Janeiro, teve destino mudado várias vezes. No dia 22/03, deve atracar em Portugal. Brasileiros esperam retornar ao país de origem até 26/03.