metropoles.com

Covid-19: brasileiros em cruzeiros à deriva vivem drama na Europa

Embarcações estão presas no continente e enfrentam dificuldades para desembarcar passageiros. Itamaraty monitora situação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Cruzeiro Costa Pacífica
1 de 1 Cruzeiro Costa Pacífica - Foto: Divulgação

Turistas brasileiros em cruzeiros à deriva vivem drama na Europa em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo reportagem do jornal O Globo, as embarcações enfrentam dificuldades para promover desembarque de passageiros estrangeiros.

A matéria do jornal fluminense cita o Cruzeiro Costa Pacífica, que partiu de Buenos Aires (Argentina) em 3 de março. Sem saber do agravamento da crise do vírus pelo mundo, o comando da embarcação seguiu com destino à Europa. Nessa sexta (20/03), porém, não conseguiu atracar em Marselha, na França. Apenas franceses foram autorizados a desembarcar.

Agora, o cruzeiro segue para Gênova (Itália), país que contabiliza o maior número de mortos vítimas do coronavírus – já são mais de 4 mil óbitos. O turista brasileiro Alberto Violland, de 57 anos, não esconde a preocupação.

“A maioria dos hóspedes, quase 80%, são de pessoas com mais de 70 anos. Vamos fazer o que lá em Gênova? A Itália está apresentando os piores indicadores da doença. Só vamos desembarcar em Gênova se tivermos um avião já pronto para nos levar para casa”, diz o administrador. Cerca de 200 brasileiros estão no cruzeiro.

Violland contou ao O Globo que já ouviu relatos de pessoas com febre na embarcação. Mas ainda não há nenhuma confirmação oficial de contaminados com coronavírus entre passageiros e tripulantes.

O administrador conta ter entrado em contato com órgãos brasileiros e representantes do cruzeiro em busca de respostas. “O Itamaraty não apresenta um plano B para a gente. O que tenho de contato é com o vice-cônsul de Milão, e parece que ele está sabendo da nossa situação por agora”, explica.

Em nota ao O Globo, o Itamaraty disse que “está acompanhando a situação dos brasileiros no cruzeiro”. Afirmou também que a empresa responsável pela embarcação, a Costa Crociere, “deverá providenciar voo de retorno para o Brasil”.

Outro cruzeiro também tem passado por situação complicada na Europa. O MSC Fantasia, que partiu do Rio de Janeiro, teve destino mudado várias vezes. No dia 22/03, deve atracar em Portugal. Brasileiros esperam retornar ao país de origem até 26/03.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?