metropoles.com

Covid-19: após queda, Brasil fecha semana com maior número de mortes

O país terminou a 25ª semana da pandemia com o maior número de óbitos desde o início da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
adoslav Zilinsky/GettyImages
ilustração coronavírus
1 de 1 ilustração coronavírus - Foto: adoslav Zilinsky/GettyImages

Sete dias depois de o Brasil comemorar a primeira queda no número de mortos entre semanas epidemiológicas, a estatística do novo coronavírus voltou a assustar. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país terminou a 25ª semana da pandemia – compreendida entre os dias 14 a 20 de junho –  com o maior número de óbitos desde o início da doença.

Os valores, analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, mostram que nesse período 7.256 novas mortes foram contabilizadas. Nos 7 dias anteriores, a doença fez 6.790 vítimas, uma diferença de 6,8%. O maior valor acumulado, até então, tinha sido 7.096 óbitos.

A possibilidade de um crescimento, mesmo após a redução, já tinha sido dada ao Metrópoles por Jonas Lotufo Brant de Carvalho, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). “Muitas capitais começaram a abrir e diminuir o distanciamento social. O impacto das mortes não é visto de maneira imediata. Depois da queda, é provável que teremos um aumento nas próximas semanas”, explicou.

O número de novos contaminados, até o momento, não diminuiu. Pelo contrário. Na última semana, foram contabilizados 217.065 resultados positivos, um aumento de 22% em relação à anterior.

Óbitos por estado

O crescimento de óbitos na 25ª semana epidemiológica aconteceu em 18 estados. Na anterior, apenas 14 unidades federativas tinham visto o número aumentar.

Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais viram a situação piorar, contabilizando o dobro de notificações de novas mortes. Em contrapartida, Pará, Amapá e Pernambuco desaceleraram a curva. Os paraenses, por exemplo, reduziram quase 40% o número de novos mortos entre as semanas 24 e 25.

Veja gráfico:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?