Coronavírus: paciente do DF tem doença crônica que agrava estado
De acordo com o boletim médico divulgado pela Secretaria de Saúde, a mulher segue internada na UTI do Hran
atualizado
Compartilhar notícia
A moradora de Brasília, 52 anos, que teve o teste positivo para o novo coronavírus segue internada em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). De acordo com o boletim médico emitido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a paciente está em estado grave com suporte ventilatório.
Ela apresenta síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica que tinha antes mesmo de ter sido internada. A pasta e a unidade de saúde não informaram qual seria esse mal.
A nota diz ainda que a mulher está “sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar”. Enquanto isso, é aguardado o resultado da contraprova das amostras encaminhadas nessa sexta-feira (06/03) para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A paciente esteve recentemente no Reino Unido e na Suíça. Ela começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro e deu entrada no pronto-socorro do Hospital Daher, no Lago Sul, nessa quarta-feira (04/03) com febre, tosse e secreções. Ao longo da semana, a paciente foi transferida para o Hran, unidade de saúde pública da Asa Norte, referência para casos da doença no DF.
Devido à transferência dela para a UTI na noite dessa sexta-feira (06/03), o andar do Hran onde funcionam 10 leitos de terapia intensiva foi esvaziado para recebê-la. Os pacientes que antes estavam internados no setor precisaram ser realocados em outras unidades de saúde do DF.
Ela havia dado entrada na unidade particular de saúde na última quarta-feira (04/03). O DF tem 36 casos suspeitos de coronavírus em investigação. Nenhum foi confirmado no Distrito Federal até o momento. No caso da paciente que está no Hran, é esperada a contraprova para confirmar a doença.
Casos
O Ministério da Saúde havia confirmado 13 casos do novo coronavírus no país até essa sexta-feira (06/03). Porém, neste sábado (07/03), foi constatado mais uma situação no Rio de Janeiro. Os outros são em São Paulo.
O número de casos suspeitos investigados também subiu: agora, são 768. Quatro unidades federativas apresentaram infectados pelo coronavírus: São Paulo (10), Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1) e Bahia (1).