Coronavírus: moradora do DF está isolada na enfermaria do Hran
A paciente apresentou febre, tosse e secreções após voltar da Europa com o marido, que estaria em isolamento domiciliar
atualizado
Compartilhar notícia
Transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na madrugada desta sexta-feira (06/03), a moradora de Brasília, de 52 anos, que teve teste positivo para coronavírus, está internada na enfermaria da unidade de saúde em uma área isolada.
A Saúde investiga 20 casos suspeitos de coronavírus no Distrito Federal. Todos eles são importados, segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Não há, pelo menos por enquanto, vírus circulando pela capital do país.
O governo local aguarda a contraprova para confirmar ou não a doença no caso da paciente de 52 anos. A mulher deu entrada no Hospital Daher, no Lago Sul, na quarta-feira (04/03). E foi transferida para o hospital referência em tratamento de coronavírus no Distrito Federal — o Hran.
Duas pessoas que tiveram contatos diretos da paciente estão em isolamento domiciliar, a princípio, de 14 dias, para aferir se apresentarão algum sintoma. Uma seria uma enfermeira do Daher. A outra, o marido da mulher. O casal viajou recentemente para Londres, na Inglaterra, e também visitou a Suíça.
A paciente começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal aguarda a contraprova do exame, que está sendo feita em São Paulo, no Instituto Adolfo Lutz.
Nono caso no país
No DF, nove foram descartados. No Centro-Oeste, o DF é a unidade de Federação com mais casos sendo investigados. Mato Grosso do Sul tem 11 pacientes esperando resultados de exames; Mato Grosso, seis; e Goiás, quatro.
Nesta sexta-feira (06/03), a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia confirmou o primeiro caso de coronavírus no estado. A mulher, 34 anos, que mora em Feira de Santana, é o nono paciente com teste positivo para a doença confirmado no Brasil e o primeiro do Nordeste.
Os outros estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.