metropoles.com

Casos de Covid-19 no DF crescem mais entre adolescentes e crianças abaixo de 2 anos

Os dois grupos, de outro lado, têm a menor letalidade por conta da doença. Os números são relativos às últimas duas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vladimir SmirnovTASS via Getty Images
Criança mascara coronavirus covid
1 de 1 Criança mascara coronavirus covid - Foto: Vladimir SmirnovTASS via Getty Images

O Distrito Federal registrou, nas últimas duas semanas, um aumento de 32,9% na quantidade de casos de Covid-19. Mas o crescimento acelerado em algumas faixas etárias preocupa.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, entre 20 de julho e 3 de agosto, a maior alta no número de infecções ficou entre adolescentes de 11 a 19 anos, com 40,5%. Na segunda posição, registrando um valor bem próximo, estão as crianças com menos de 2 anos — que registrou um crescimento de 40,4% nos diagnósticos de novos casos.

O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, analisou as informações divulgadas oficialmente pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Os números de novas infecções por Covid-19 crescem em ritmo diferente em cada grupo etário. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de crescimento de casos, por faixa de idade, entre 20 de julho e 3 de agosto:

A terceira maior alta ficou entre pessoas de 70 a 79 anos. Nesse caso, o crescimento é mais preocupante quando comparado aos jovens, pois a Covid-19 afeta com maior gravidade a saúde dos idosos.

Enquanto a letalidade da Covid-19 está em zero para adolescentes e 0,3% nas crianças com menos de dois anos, ela pula para 10,7% em quem tem mais de 70 e menos de 80 anos. Isso significa que um em cada 10 casos diagnosticados nessa faixa etária termina em óbito.

A taxa de letalidade (quantas pessoas infectadas falecem por conta da doença) no DF está em 1,4%, mas esse valor não é distribuído igualmente por idade. O grupo mais afetado pela Covid-19 está entre as pessoas com 80 anos ou mais. Apesar de representar apenas 1,6% do total de novos casos no período, o segmento responde por 28% dos mortos.

Mortes de jovens
O Distrito Federal registrou nesta semana a primeira morte de um adolescente em decorrência da Covid-19. O óbito consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF, divulgado nesse domingo (2/8).

O óbito, contudo, não ocorreu nesse fim de semana. Isso porque todos os 33 falecimentos que entraram para a estatística oficial do Governo do Distrito Federal (GDF) no domingo aconteceram entre os dias 10 de junho e 28 de julho.

A Secretaria de Saúde do DF informou, por meio do boletim epidemiológico, que o adolescente tinha entre 11 e 19 anos. A pasta não deu mais informações a respeito desse caso.

Entre as vítimas da capital federal, há ainda duas crianças com menos de 2 anos e uma que tem entre 2 e 10 anos.

Como o coronavírus ataca o corpo?

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?