metropoles.com

Brasilienses “presos” em Portugal dizem que dinheiro está no fim

Impedido de voltar ao país por causa do coronavírus, grupo de 23 turistas — maioria com mais de 60 anos — está com pouco recurso financeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O drama de um grupo de 23 pessoas, das quais 20 são idosas, presas em Portugal, continua. Os integrantes, muitos deles brasilienses, permanecem no país e reclamam de não ter apoio da empresa da qual contrataram o pacote, da TAP Air Portugal do Itamaraty. Também estão com recursos financeiros escassos.

A falta de voos de Lisboa para o Brasil é um dos entraves para o retorno dos turistas. Em nova conversa com o Metrópoles, a proprietária da agência Águas Claras Turismo (Representante da agência CVC, que acompanha o grupo de turistas na viagem), Elma Janara, 39 anos, conta que o valor alto do euro só piora a situação. “(O dinheiro) Não deve durar muito tempo”, diz.

“Estamos ficando muito desesperados. O euro está muito alto, então, os recursos financeiros para ficarmos aqui não devem durar muito tempo. Fui no aeroporto e me informaram de novo que não tem voos. Eles me falaram que o Brasil fechou o espaço aéreo e não dá pra levar todo mundo de volta”, explica Janara.

De acordo com ela, a TAP informou que os voos estão lotados e que o governo do Brasil precisa liberar o espaço aéreo para que eles voltem. Nesta quinta-feira (19/03), vários voos foram cancelados para o Aeroporto de Brasília.

A situação dos idosos é delicada porque muitos deles têm problemas de saúde. Há uma integrantes do grupo com doenças degenerativas e problemas cardíacos, entre outros. Eles permanecem isolados em um hotel na capital portuguesa.

O grupo havia partido em um cruzeiro de Recife no dia 4 de março. Atracaram em Portugal no dia 15, em plena crise do Covid-19 na Europa. Desde então, os turistas sofrem sem poder voltar ao Brasil.

O que dizem os órgãos envolvidos na situação:

Itamaraty 

O Itamaraty informou que a Embaixada e Consulado do Brasil em Lisboa, assim como o Ministério das Relações Exteriores em Brasília, estão em contato com o governo português e com as companhias aéreas com linhas para aquele país, buscando soluções para as demandas dos cidadãos brasileiros.

O Consulado do Brasil em Lisboa solicitou que os brasileiros naquele país que necessitem de assistência consular entrem em contato por e-mail (cg.lisboa@itamaraty.gov.br). O Consulado está compilando base de dados (que continua a ser atualizada) a partir desses contatos, para informar desenvolvimentos futuros.

Apesar do suporte, o Itamaraty alertou para que os cidadãos brasileiros não compareçam fisicamente às repartições, tendo em conta a necessidade de obedecer às orientações sobre aglomerações e deslocamento dadas pelas autoridades locais e o risco à saúde por conta do Covid-19.

CVC

A agência de viagens CVC, informou que tem acompanhado de perto e atuado de forma ativa nas remarcações e embarques de passageiros para o retorno ao Brasil, independentemente do destino em que se encontram.

“Esse trabalho de remarcações está sendo realizado em cooperação com as companhias parceiras, com o objetivo de atender aos nossos clientes com brevidade e segurança, considerando o cenário de reduções de voos internacionais e restrições de trânsito impostos por diversos governos ao redor do mundo”, manifestou a empresa por meio de nota.

TAP

A TAP garantiu que pensa em alternativas para que os turistas voltem ao Brasil. Também foi explicado que, caso necessário, o dinheiro das pessoas que tiveram voos cancelados será reembolsado.

Confira os voos cancelados para o Brasil pela TAP:

Porto – São Paulo: até 16 de junho
Porto – Rio de Janeiro: até 16 de junho
Lisboa – Salvador: até 28 de abril
Lisboa – Natal: até 28 de abril
Lisboa – Belém: até 28 de abril
Lisboa – Fortaleza: até 28 de abril
Lisboa – Recife: até 28 de abril
Lisboa – Brasília: até 28 de abril
Lisboa – Belo Horizonte: até 28 de abril
Lisboa – Porto Alegre: até 30 de junho

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?