metropoles.com

59% das cidades brasileiras registraram pelo menos uma morte por Covid-19

Em relação aos resultados positivos, a realidade é ainda mais assustadora. Apenas 126 municípios não contabilizaram casos confirmados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mortos por Covid-19 no DF
1 de 1 Mortos por Covid-19 no DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com a interiorização da Covid-19 no Brasil, que vem se alastrando desde março, os 5.570 municípios até tentaram se preparar para o avanço da doença. No entanto, sem nenhuma piedade, o cientificamente conhecido Sars-Cov-2 chegou aos quatro cantos do país e tem deixado um rastro de tristeza por onde passa: 59% das cidades brasileiras enterraram pelo menos um habitante vítima do vírus.

Das restantes, em valores absolutos e em comparação ao número de municípios que cada estado possui, Minas Gerais encabeça a lista, com 61,8% das cidades da região sem óbitos. Logo depois, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fecham o pódio, com 61,6% e 52,1%, respectivamente.

Veja gráfico:

Em relação a infectados, a realidade é ainda mais assustadora. Apenas 126 municípios — 2,3% do total — não registraram nenhum caso da doença até essa última quinta-feira (16/7). Os números são do balanço mais recente do Ministério da Saúde e foram analisados pelo (M)Dados, núcleo de dados do Metrópoles.

A maior parte dessas localidades “livres” do vírus também se concentra em Minas Gerais (86) e tem até 5 mil habitantes. Algumas exceções são Santana (BA), Manari (PE) e Tanhaçu (BA), com mais de 20 mil pessoas e zero diagnóstico positivo.

Direção errada
Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus advertiu em entrevista coletiva na última segunda-feira (13/7) que vários países “estão indo na direção errada” na luta contra a pandemia da Covid-19. A autoridade chamou atenção para os países das Américas, que continuam a ser o epicentro global da doença, com transmissão intensa.

Ghebreyesus ressaltou os números de domingo, dia que contabilizou 230 mil novos casos da doença, novo recorde mundial em 24 horas. E mais: 50% dos casos vieram de apenas dois países, apontou o diretor-geral da OMS, sem citar nomes — Estados Unidos e Brasil lideram a lista, nesta ordem.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?