atualizado
Sem perder a essência intimista, a já tradicional colheita das uvas na Villa Triacca, com a Festa da Vindima, reuniu mais de 100 pessoas no último sábado de julho (27), no fim da tarde, no jardim com vista para o vinhedo, muito jazz e a gastronomia refinada do chef italiano Augusto Piras, além, é lógico, dos vinhos da casa.
O objetivo da confraternização é comemorar mais uma safra de uvas. “É uma experiência nova em Brasília, que atrai pessoas do Brasil todo. Além disso, estamos nos destacando em qualidade, recebendo muitas premiações, o que nos traz muito orgulho das riquezas da capital”, afirma o sócio-diretor da Villa, Ronaldo Triacca.
Durante o evento deste ano, a Villa Triacca reforçou um ambiente charmoso com iluminação instagramável e uma estrutura que remete à Toscana em meio aos vinhedos do local.
Inclusive, desde 2020, tanto o brasiliense como pessoas de outros estados e países vivenciam essas experiências enoturísticas que, antes, só era possível em regiões tradicionais produtoras de vinho como no Sul do Brasil.
Isso porque a Villa, junto ao evento anual, semanalmente promove um tour no vinhedo com degustação dos rótulos da casa. E também há uma experiência de piquenique com opções de vinho ou espumante.
O Seu Claudino, primeiro vinho fino tinto brasiliense, Dona Irani Rosé, Sauvignon Blanc Villa Triacca e o blend de Marselan-Syrah são os atuais rótulos da Vinícola.
Entre os diferenciais dos encontros, o público não precisa se preocupar com deslocamento. A própria Villa fornece transporte (Enotur Brasília) saindo de Brasília para todas as confraternizações.
“O ‘sunset day’ no gramado do Vino Bar, junto aos vinhedos, nos incentivou a fazer um evento mensal, o Villa Triacca Giardino, ambiente apropriado para quem aprecia vinhos, boa música, gastronomia e visual que remete à Toscana ou à Serra Gaúcha.”
Ronaldo Triacca, sócio-diretor da Villa Triacca
Vinícola
Um dos grandes diferenciais da Villa Triacca é a produção de vinhos desenvolvidos no sistema Dupla Poda. Esse sistema permite a elaboração de vinhos de inverno, ao contrário das regiões tradicionais do mundo vitivinícola, que produzem a uva no verão.
São seis hectares de vinhedos das castas tintas – Syrah, Marcelan, Tempranillo, Cabernet Franc, Sangiovese, Grenache e Nebbiolo – e das castas brancas – Sauvignon Blanc e Viognier.
Além disso, com alta qualidade, os vinhos da Villa Triacca colecionam prêmios, entre eles:
- Seu Claudino Syrah 2022
- Melhor vinho tinto artesanal brasileiro pela CNA Brasil em 2023
- Medalha de ouro no Brazil Wine Challenge em julho 2024
- Seu Claudino Superiore 2022
- Medalha de bronze pela Decanter em Londres 2024
- Medalha de ouro no Brazil Wine Challenge em julho 2024
- Due Terre marselan/syrah 2022
- Duplo ouro com 92 pontos pelo Marcelo Copello na Wine Jazz Piri em 2024
- Ouro no Wine Jazz Piri 2023
Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa
Localizada a 50 minutos de Brasília e pioneira em hotel-vinícola no Centro-Oeste, a Villa Triacca contém 23 sofisticadas suítes com vista para o lago, área de lazer com piscina aquecida, um Vino Spa embrenhado na mata-cerrado e atividades como trilha, pedalinho e nado com os peixes.