atualizado
Em mais um papo sobre empreendedorismo, inovação e criatividade, o videocast Nasce uma Ideia recebeu nesta quarta-feira, 10/4, Luanna Toniolo, co-fundadora e CEO da TROC, plataforma de second hand de luxo que faz parte do grupo Arezzo&Co.
Advogada especialista em direito tributário de formação, Luana encontrou no mundo da moda uma oportunidade de empreender com propósito. Ela aproveitou a temporada de estudos nos EUA, junto com o marido, para se aprofundar na gestão de marketing, em Harvard.
Lá concebeu a ideia de criar a startup com modelo de negócio circular para conectar pessoas que querem comprar e vender roupas e acessórios de segunda mão. No final de 2016, fundou a TROC. Nos primeiros 10 meses de atuação, a empresa faturou seu primeiro milhão e antes de completar três anos já tinha chegado aos R$10 milhões.
A iniciativa tem sido apontada por especialistas como uma das respostas de sustentabilidade viável para o mundo da moda.
Ao videocast Nasce uma Ideia, Luanna revela que se percebeu empreendedora em um momento de transição de carreira. “Era advogada e tinha o meu escritório. Ali eu já empreendia de alguma forma e fazia gestão de pessoas e contato com os clientes. Aí fui morar fora, decidi estudar marketing e foi então que comecei a pensar em empreender e criar uma nova ideia”, conta.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o momento da moda consciente, Luanna destacou que até hoje as pessoas a chamam com cuidado e perguntam se podem se referir a TROC como um brechó.
“Percebo que ainda existe um estigma em torno do brechó, que via de regra, existe por necessidade. E a maioria das pessoas não querem comprar por necessidade… Não é fácil quebrar esse paradigma, mas vejo que em 2015, quando a gente começou, quando eu voltei para o Brasil e falei para a minha família que ia abrir um brechó, todos ficaram chocados, sem entender porque eu não estava indo trabalhar em uma multinacional e estava escolhendo abrir um brechó. E hoje, se chegasse e falasse que tinha planos de abrir um brechó, seria completamente diferente”, aponta.
“Eu percebo a Troc como um dos agentes dessa transformação. Pois desde o começo, a marca não se propõem a ser apenas uma plataforma de venda. A gente também é uma plataforma educativa para pessoas que não conhecem o consumo consciente… Atualmente a gente tem uma bolha que compra e essa bolha está inflando. E as celebridades ajudam nesse aspecto, falando sobre isso. Mas acredito que temos um caminho longo ainda e um dos grandes entraves para o crescimento é a desmistificação do que é o brechó”.
Luanna ainda chama atenção para o futuro da moda sendo mais democrático.
“Até 2031, 18% dos guarda-roupas serão de brechó, então quem ainda não consumiu, vai consumir. E um dado importante é que esse mercado de moda consciente cresce quinze vezes mais rápido que o varejo tradicional”, enfatiza.
Veja a entrevista na íntegra:
Clique aqui para ouvir a versão em podcast no Spotify.
Nasce uma Ideia
Esta é a 2ª temporada do videocast “Nasce uma Ideia”, que traz bate-papos descontraídos, curiosidades, insights e boas histórias sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia, educação e muito mais.
Todos os episódios estão sendo gravados na própria Gramado Summit, durante os dias 10, 11 e 12 de abril, enquanto o Metrópoles cobre o evento. E também estão disponíveis no Spotify.
A captação de áudio e de imagem é feita pela Star Produtora. E a apresentação é feita pelas jornalistas Vanessa Oliveira e Brenna Farias.
Este videocast é um oferecimento da GWM | Jorlan-EV e conta com apoio do Bingo ao Vivo.