atualizado
Quem é de Brasília (DF) ou frequenta a capital federal, provavelmente, conhece um dos maiores espaços destinados a eventos do país: o Ulysses Centro de Convenções. Com uma área de 54 mil m², o local se destaca pela versatilidade em acomodar tanto atividades culturais quanto corporativas.
Entre as atrações que já passaram pelo Ulysses estão shows de artistas internacionais como a banda norte-americana Hansons, o trio italiano Il Volo — promovido pelo Metrópoles Music — e o britânico Ben Portsmouth com o espetáculo The Kings is Back, em homenagem a Elvis Presley.
A cena nacional também esteve presente com nomes como Nando Reis, Tiago Iorc, Ana Carolina, Sandy, AnaVitoria, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Zeca Pagodinho.
Os auditórios receberam ainda apresentações teatrais e espetáculos de balé, como o renomado grupo de St Pettesburg com o ballet on ice (no gelo) do clássico Lago dos Cisnes, e a peça A mentira, com Miguel Falabella e Daniele Winits.
Com capacidade superior a 10 mil pessoas e composto por cinco teatros, duas alas de exposições e 13 salas modulares, o Ulysses Centro de Convenções consegue promover simultaneamente: espetáculos musicais e teatrais, feiras de negócios, exposições, grandes congressos, convenções e treinamentos nos mais diversos formatos.
“Temos cinco teatros, entre eles o Auditório Master, que é o maior teatro do Brasil, com capacidade para receber 3 mil pessoas. Além de quatro camarotes para convidados. Esse é um espaço que nenhum outro Centro de Convenções do país oferece.”
Marcos Cumagai, consultor geral do consórcio Capital DF, que administra o Ulysses Centro de Convenções
Polo para negócios
Outro destaque é a localização do Ulysses Centro de Convenções: na área central de Brasília, próximo a grandes pontos turístico como a Torre de TV e a Arena BRB Mané Garrincha, além de ficar perto dos setores hoteleiros da Asa Sul e Norte e da Esplanada dos Ministérios.
Com isso, o espaço se torna um ótimo local para eventos corporativos e feiras de negócios, com uma otimização de tempo para os organizadores e para o público devido a fácil locomoção pela cidade.
Encontros de tecnologia e negócios como o Innova Sebrae, Road Show Facebook, Feira do Bebê de Brasília e Encontro Nacional do Agro também já marcaram presença no Ulysses.
“Com espaços reformados, podemos entrar na rota de grande eventos no Eixo Rio-São Paulo-Brasília. O público da cidade está ávido por isso”, afirma Cumagai.
Estrutura
A possibilidade de abrigar diversos tipos de atividades em um mesmo local se dá pela divisão de salas, auditórios e setores amplos presentes no Ulysses Centro de Convenções. Para melhor atender o público e os organizadores de eventos, uma reforma foi feita em alguns auditórios, tornando-os mais atrativos.
O auditório Master, responsável por receber os maiores shows de Brasília, foi um dos espaços que passou por melhorias. O local está mais amplo e conta com palco, camarotes, camarins, mezanino, pontos de apoio e salas VIP.
“Já o auditório Planalto, segundo maior de Brasília, está passando por uma reforma, porque vimos a necessidade de expandi-lo para melhor atender o público da cidade, que é a capital da cultura e do entretenimento”, pontua Marcos Cumagai.
Além disso, o Ulysses conta com duas alas: a Oeste com 1.950m² e a Sul, 4.660m². Ambas comportam feiras e exposições e contam com caixas de piso que possibilitam os mais variados layouts para montagem dos eventos.
O estacionamento também foi totalmente revitalizado e dispõe de mil vagas.
Em 2022, ano de recuperação pós-pandemia, o Ulysses Centro de Convenções recebeu cerca de 126 eventos entre corporativos e shows. A expectativa é ultrapassar esse número em 2023, com uma média de 150 atividades.