atualizado
Um homem entra tranquilo no vagão de um metrô e se prepara para relaxar um pouco abrindo uma long neck da Spaten. Porém, a cerveja desperta mais interesse entre os demais passageiros do trem do que ele imaginava. De repente, ele entra em uma viagem temporal tentando a todo custo manter a bebida em mãos.
Detalhe: a pessoa em questão é o astro de ação Jean-Claude Van Damme; e entre aqueles atrás da cerveja dele estão personalidades do universo da luta, como Anderson Silva.
Em meio à adrenalina da cena, a perseguição se encerra quando todos chegam à primeira fábrica da cerveja e todos se unem em uma grande celebração, reforçando o “Estilo Spaten de Ser Forte”.
Assista agora o filme Estação 1397:
Além de Van Damme e Anderson Silva, a megaprodução inclui lendas brasileiras de luta como Rafaela Silva, Beatriz Ferreira, Rodrigo Minotauro, Kyra Gracie e Flávio Canto.
Com figurinos e cenários épicos, o filme faz parte da nova campanha da marca, que enfatiza que nem toda força é bruta.
De acordo com o diretor do filme, Ian Ruschel, a locação das filmagens, na Europa, foi uma experiência incrível. “Desde que chegamos, fomos envolvidos pela atmosfera, cheia de histórias cinematográficas. Ver Van Damme junto com esses atletas lendários, trocando ideias e se divertindo, foi sensacional”.
A ideia de reunir vários lutadores foi para pontuar que nem toda força é bruta, as artes marciais defendem que a verdadeira força vem da disciplina e da superação.
Estação 1397
Entre as inspirações do filme, o diretor Ian Ruschel destaca De volta para o Futuro, Mad Max e longas antigos de samurais e de gangues. “Sem falar que sou fã e acompanho as lutas dessa galera há muitos anos, além dos filmes do Van Damme que marcaram minha adolescência”, revela.
Após três meses de trabalho, o resultado mostra uma viagem no tempo que destaca o legado de Spaten desde 1397 até os dias atuais. “Através da história da marca, Van Damme, Anderson Silva e outras figuras lendárias navegam por diferentes épocas históricas, mostrando a essência da força em suas diversas formas”, explicam os diretores de criação Julia Mota e Lucas Adam, da GUT São Paulo.
Estação 1397 já é o segundo filme nesse mesmo formato de megaprodução. No ano passado, a marca já deu entrada nesse território do entretenimento com um filme gravado no mesmo local da série The Last Kingdom, da Netflix.
Esse é um esforço de Spaten para estar onde o consumidor está, mostrando como a publicidade pode estar no entretenimento de uma forma natural e interessante. “Desta vez, o filme é realmente uma megaprodução, cheia de ação, grandes personalidades e um ícone de Hollywood que consolida a intenção da marca de apresentar uma cerveja premium, forte e icônica”, enfatiza Ruschel.
Na visão da diretora de Marketing da Spaten, Cinthia Klumpp, trazer Van Damme como surpresa para o público no filme é uma amostra do que vem pela frente.
“Spaten vem crescendo em velocidade acelerada na preferência dos brasileiros e, por isso, queremos nos conectar com os fãs da marca como eles merecem”, afirma. “Jean Claude Van Damme é uma figura que faz parte do imaginário das pessoas no cinema e nas artes marciais, trazê-lo de volta às telas com Spaten ajuda a criar conexão com o consumidor de maneira grandiosa.”
“Criar esse multiverso em que nosso protagonista enfrenta desafios foi uma experiência muito gratificante. E filmar em locações tão icônicas, como aquelas de Amadeus, trouxe uma sensação especial ao projeto. Essa jornada foi uma experiência que nos uniu, nos desafiou e nos encheu de memórias incríveis que vamos levar conosco.”
Ian Ruschel, diretor do filme
Spaten
Spaten é uma cerveja com quase 700 anos de história. Nascida em 1397, na Alemanha, a marca chegou no Brasil, pela Ambev, em 2021, e de lá para cá vem conquistando o coração dos brasileiros.
Desde o ano passado, a cervejaria está mostrando o que é o “Estilo Spaten de Ser Forte”. Com um toque de suavidade, a marca tem um legado forte.