metropoles.com

Vacinação contra gripe e sarampo vai até 3/6. Confira onde vacinar

Ministério da Saúde orienta que público busque os postos de saúde para receber a imunização e se proteger contra as doenças

Gustavo Alcantara / Metropoles
Vacinação contra gripe e sarampo vai até o dia 03 de junho
1 de 1 Vacinação contra gripe e sarampo vai até o dia 03 de junho - Foto: Gustavo Alcantara / Metropoles

atualizado

A diminuição do número de casos da Covid-19 no Brasil é uma vitória que merece ser celebrada. No Distrito Federal, mais de 90% da população está vacinada com a primeira dose, de acordo com a Secretaria de Saúde, o que demonstra que a prevenção é um caminho importante nessa luta. Contudo, com o aumento da flexibilização das restrições impostas pela pandemia, cresce a circulação de outros vírus respiratórios, como a influenza.

Por isso, para manter-se no caminho da prevenção, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo ocorre até o dia 3 de junho nos cerca de 50 mil postos espalhados por todo o Brasil. O cronograma da estratégia foi estruturado em duas etapas, sendo que a primeira foi realizada no período de 4 a 30 de abril, tendo como alvo os idosos com 60 anos e mais, e os trabalhadores da saúde para influenza. Para o sarampo, os trabalhadores da saúde também foram contemplados.

Nesta segunda etapa, os demais grupos prioritários serão contemplados para a vacinação contra a influenza e, as crianças de seis meses a menores de 5 anos, para o sarampo. As pessoas ainda não vacinadas e que pertencem aos grupos prioritários destas Campanhas deverão buscar o serviço de vacinação para serem vacinadas.

Confira os grupos que serão atendidos nesta segunda etapa:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – sarampo e influenza.
  • Gestantes e puérperas.
  • Povos indígenas.
  • Professores.
  • Comorbidades.
  • Pessoas com deficiência permanente.
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
  • Trabalhadores portuários.
  • Funcionários do sistema prisional.
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
  • População privada de liberdade.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra o sarampo é uma importante medida para a proteção da população e que possibilitará a interrupção da circulação do vírus no país. Pais e responsáveis devem aproveitar mais essa oportunidade para proteger seus filhos contra a influenza e o sarampo. Os trabalhadores da saúde também devem se proteger contra essas doenças.

Desde a primeira etapa, os trabalhadores da saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com a tríplice viral.

Vale lembrar que, para vacinar, é necessário o uso de máscara, além de documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacinação. A maioria das unidades funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

Veja aqui os pontos de vacinação disponíveis no DF.

Vacinação de crianças

O público infantil deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o sarampo e a influenza. Portanto, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

Para aquelas que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira.

Até agora, cerca de 2,2 milhões de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos tomaram as vacinas contra o sarampo e a influenza no Brasil.

A Campanha começou no dia 4 de abril. Segundo o Ministério da Saúde a cobertura vacinal alcançada até o momento corresponde a 30,4%. A meta é atingir pelo menos 90% de cobertura vacinal para influenza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ministério da Saúde

Site | YouTube | Facebook | Twitter | Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?