atualizado
A luta contra a Covid-19 segue por todo o mundo e a vacinação é um dos principais recursos disponíveis para controlar a pandemia. Por isso, o Governo do Distrito Federal ressalta a importância de se concluir o ciclo de imunização, tomando as duas doses das vacinas.
As vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), são aplicadas dessa forma, em intervalos diferentes. A única exceção, até o momento, é a vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson, que utiliza apenas uma dose.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal começou em 19 de janeiro e, até a publicação deste conteúdo, já vacinou 1.081.008 pessoas com a primeira dose, 354.614 com a segunda dose e 20.685 pessoas com dose única. A cobertura vacinal no público elegível para a vacinação, que são adultos com 18 anos ou mais, está em 16,25% para quem já recebeu a segunda dose ou a dose única.
Quem tomou a CoronaVac deve receber a segunda dose entre 14 e 28 dias. Já as pessoas que foram imunizadas com a AstraZeneca ou Pfizer devem tomar a segunda dose após dois meses.
Ver essa foto no Instagram
A imunização não protege apenas quem recebe a vacina. Ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar, além de conter o surgimento de novas variantes da doença.
Apesar da redução no número de óbitos e internações na rede de saúde serem um sinal de melhora no cenário epidemiológico, o estado ainda é de alerta. Logo, mesmo fora do prazo, quem tomou a 1ª dose, deve completar a imunização.
O GDF pretende aplicar a segunda dose da vacina contra Covid-19 em 400 mil pessoas, entre julho e agosto. Este número pode aumentar, conforme a entrega de novas doses pelo Governo Federal.
São esperados o retorno de 200 mil brasileiros aos pontos de vacinação para receber a dose final da AstraZeneca e CoronaVac, aplicadas em abril e junho, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF).
Ao todo são 55 pontos de vacinação espalhados pelo DF, para atendimento a pedestres e por drive-thru, sendo alguns deles exclusivos para a aplicação de 2ª dose, abertos durante a semana e aos sábados e domingos.
Onde se vacinar?
A vacinação contra a Covid-19 avança no DF e, atualmente, imuniza quem tem mais de 41 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e profissionais que atuam nas áreas de educação, saúde, segurança pública e transportes.
O agendamento no site da Secretaria de Saúde ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é obrigatório para o grupo de 41 a 59 anos, para quem tem comorbidades, deficientes sem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para grávidas e puérperas sem doenças pré-existentes. As vagas são liberadas a partir da chegada de novas doses.
Já para quem tem mais de 60 anos, pessoas com deficiência que recebem o BPC e gestantes e puérperas, que têm locais de vacinação específicos, não precisam agendar a vacina. Basta ir a um dos postos.
Para os pacientes assistidos por home care particular, o atendimento também deve ser agendado, por meio do site da Secretaria de Saúde, ou em uma UBS.
O GDF segue comprometido com o combate ao coronavírus, com medidas para acelerar o calendário vacinal, análise de cenários, negociações e adaptação de cronograma.