atualizado
Neste episódio da websérie Comece Investindo, o financista Fabrizio Gueratto, do canal 1 Bilhao Educacao Financeira, revela oito curiosidades sobre o Tesouro Direto, apontado como o investimento de renda fixa mais seguro do país.
1ª – O que afinal é o Tesouro Direto?
É um título de dívida emitido pelo governo, que funciona como uma forma de financiar a dívida pública brasileira. Sendo assim, ao aplicar no Tesouro Direto, o investidor está emprestando dinheiro para que o governo realize suas atividades, em troca de uma taxa de juros.
2ª – É o investimento mais seguro do Brasil
O Tesouro é considerado como a opção mais segura do Brasil e isso acontece pois, via de regra, o Governo Federal é o último a “dar calote”. Há especialistas que acreditam que o Tesouro Direto é ainda mais seguro que a poupança.
3ª – O Tesouro Direto rende mais que a poupança
Há alguns investimentos do Tesouro Direto que rendem até duas vezes mais que a poupança. É importante falar também que ele é um programa do Governo que permite a compra de vários títulos públicos, ou seja, emprestar dinheiro para o Governo de várias formas.
4ª – É possível investir diariamente
É possível fazer aportes regulares. Não precisa investir apenas uma vez e esperar resgatar. Você pode investir diariamente, semanalmente ou mensalmente.
5ª – A partir de R$ 30 reais, é possível investir
É muito simples e pode ser feito do computador ou smartphone.
6ª – Qualquer pessoa pode investir no Tesouro Direto
Basta ter uma conta no banco ou em uma corretora de valores para começar a fazer os aportes.
7ª – Há vários tipos de investimento dentro do Tesouro Direto
Se a pessoa busca um investimento atrelado a taxa Selic, tem; se prefere um pré-fixado, tem também; mas se você realmente quer um investimento pós-fixado, consegue também.
8ª – Tem liquidez diária
Isso significa que a pessoa pode fazer o resgate a hora que bem entender. O título não fica travado.
A websérie Comece Investindo é oferecida pelo Banco de Brasília.