atualizado
A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) reduziu pela metade as taxas de juros para a aquisição de imóveis.
Para propriedades residenciais unifamiliares em licitação, a taxa passou de 0,4% para 0,2% ao mês. Já para imóveis comerciais, industriais e institucionais, a redução foi de 0,5% para 0,25% ao mês, ambos com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Atualmente, essas são as menores taxas de juros para financiamento imobiliário do Brasil.
A medida é válida até fevereiro de 2025, oferecendo uma oportunidade única aos interessados. O economista Jusçanio Umbelino, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, reforça que, quanto menor a taxa de juros, mais atrativa. Por isso, é uma condição relevante na busca por um imóvel.
Segundo ele, a redução das taxas também é importante em uma perspectiva a longo prazo. “A redução dessa taxa pela metade pode oferecer condições e atratividade para importante parcela de demanda, até então fora das condicionalidades de renda, imposta pela taxa de juros”, explica.
Segundo dados da Diretoria Comercial da Terracap, a maioria dos imóveis vendidos no Distrito Federal é financiada. A manutenção da taxa Selic em patamares elevados por longos períodos traz como consequência o arrefecimento do mercado imobiliário e a diminuição do ritmo da construção civil.
Os imóveis disponíveis no editual 11/2024 estão situados em diversas regiões, como Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas. Além disso, a Terracap oferece outra grande oportunidade aos clientes e investidores: o Aldeias do Cerrado, um complexo urbanístico localizado no Jardim Botânico.
O ambiente conectado à natureza e às novas taxas de juros encantaram a servidora pública Clara Novais, vencedora na licitação após a terceira tentativa. Ela adquiriu um lote no Residencial dos Jacarandás, no Aldeias do Cerrado.
Para ela, a redução na taxa de juros permite que mais pessoas tenham acesso ao empreendimento, o que a deixa ainda mais ansiosa para se mudar. “Isso é um grande ponto positivo para mim. Penso que lá terá muita gente que vai construir casas bem grandes e elaboradas. Isso é bem legal.”
Além disso, Clara relata que essa é uma oportunidade única, pois sempre sonhou em se mudar para uma casa. Ela ressalta que a estrutura do condomínio, a segurança e o comércio local são parte das vantagens do lugar.
“A Terracap está fazendo um trabalho muito importante, se adiantando e planejando a ocupação dos territórios do DF, de forma sustentável. Fico muito feliz de participar dessa iniciativa, por ser realmente um diferencial em Brasília”, comemora.
Estímulo à economia
A taxa oferecida nas licitações também representa um estímulo à economia do Distrito Federal, como aponta o diretor de Administração e Finanças da Terracap, Edward Johnson. Segundo ele, a taxa de juros no segmento imobiliário é um influenciador das condições de mercado.
Ele ressalta que, em muitos casos, construir a casa própria é o sonho de muitas famílias. E, para quem quer investir, a redução ajuda na viabilização de projetos.
“Os imóveis da Terracap são uma boa forma de entender para onde a cidade está se desenvolvendo, pois a Agência possui o papel de induzir o desenvolvimento imobiliário no Distrito Federal. É a oportunidade de ser pioneiro em um novo empreendimento e, com a valorização subsequente, ter um ótimo retorno.”
Edward Johnson, diretor de Administração e Finanças da Terracap
Johnson ainda explica que comprar um imóvel com a Terracap garante uma gama de outros benefícios, além da taxa de juros. Entre eles, destacam-se a segurança e a possibilidade de adquirir imóveis de novos lançamentos, que costumam ter retornos maiores para os investidores.
“Comprar um imóvel com a Terracap possui diversos benefícios além da taxa de juros. Entre eles, destaco a segurança de que o imóvel adquirido tem procedência e, portanto, existe garantia de que o bem será escriturado no cartório.”
Edward Johnson, diretor de Administração e Finanças da Terracap