atualizado
Numa urgência ou nos cuidados rotineiros, contar com a assistência de um plano de saúde a qualquer momento significa segurança para muita gente. No Brasil, são quase 50 milhões de usuários que pensam dessa forma. Fátima Ribeiro, de 60 anos, e a família, residentes de Brasília (DF), são alguns desses. Beneficiários da Geap, autogestão que opera planos para servidores públicos, eles não dispensam esse atendimento. Sem fins lucrativos, a Geap chega aos 77 anos de fundação neste 29 de setembro atendendo quase 300 mil beneficiários em todo o país, tendo os maiores públicos no Distrito Federal, em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Paraíba e em Pernambuco.
“Sempre fui muito bem assistida. Tenho o plano desde 2005. E não só eu. Meus pais também entraram, meu marido, minhas filhas e meu neto. Sempre que precisamos, somos bem atendidos. Hoje, estou na modalidade estadual do plano, que tem os melhores hospitais do DF conveniados, na minha opinião”, afirma Fátima, que trabalha no Ministério da Economia.
A servidora pública faz parte dos mais de 275 mil beneficiários da Geap e integra os 49,6 milhões de usuários de planos de assistência médica contabilizados e divulgados em julho deste ano pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão regulador do segmento.
O perfil desse cliente busca os benefícios já apontados por Fátima e ainda muitos outros: ampla rede de prestadores de serviços credenciada; modalidades de planos com cobertura nacional, estadual e municipal, adequadas a diversas necessidades e rendas familiares; e a possibilidade de agregar familiares.
No DF, o plano ao qual Fátima se refere é o Para Você, de cobertura estadual e com acomodação em enfermaria, coparticipação, clube de benefícios e programa de acompanhamento em casos de hipertensão e diabetes. O mesmo também é oferecido no Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas também é possível contratar os planos de cobertura nacional, com acomodação em apartamento, sem coparticipação, com odontologia e mais outras vantagens. “Mantemos contato intenso com os prestadores de serviços e buscamos aproximação com todos os órgãos, com a intenção de proporcionar o que for necessário para bem servir aos beneficiários”, garantiu o gerente estadual da Autogestão no DF, André Luiz Velozo.
Em São Paulo, os beneficiários também contam com os recém-lançados Geap Basic I e Geap Class II, planos de abrangência de grupos de municípios. O gerente estadual de São Paulo, Eduardo Serpa, revelou expectativas para os próximos meses. “A gente pretende ampliar e incrementar a rede assistencial em prol dos beneficiários, além de promover o contínuo aperfeiçoamento dos processos internos e do investimento na qualificação dos colaboradores, na manutenção da sustentabilidade financeira e no aumento do relacionamento com prestadores, fornecedores e órgãos públicos”, projetou, a partir deste mês de aniversário da marca.
Plano de saúde muda vidas
Residente no DF, Milton Santos tem 76 anos e descobriu um câncer na próstata. Desde 2021, o beneficiário da Geap segue em tratamento. “Apareceu no momento mais crítico, justamente na pandemia. Recebo os remédios em casa, o plano está cobrindo tudo”, conta. E continua: “receber um diagnóstico como esse e ter um plano de saúde significa ter tudo na mão. Eu tive a oportunidade de estar sendo, graças a Deus, bem cuidado, fazendo um bom tratamento, com bons médicos”.
Também de Brasília (DF) e diagnosticada com câncer de mama, a beneficiária da Geap, Angela Felício, de 40 anos, declarou: “não sei o que seria da minha vida sem ele. Tudo que eu preciso, todos os tipos de exame, nunca me foi negado nada. E tem muitos anos, desde criança, que eu faço parte e não penso em sair de forma alguma. Minhas filhas, inclusive, nasceram por esse plano de saúde”. “É um fator muito importante na vida de uma pessoa, não só da minha, mas de qualquer pessoa e em qualquer situação. Ter um plano de saúde que lhe abrace faz toda a diferença. O meu me acolheu muito bem”, ressalta.
“A minha vida também mudou. A minha razão de ser Geap é a saúde do servidor público brasileiro. Dirigir a maior autogestão do país há quase quatro anos representa a conquista da confiança de cada um deles”, completou o diretor-presidente da Fundação, Ricardo Figueiredo, em discurso pela ocasião dos 77 anos da Geap, marca que coleciona selos e certificações a respeito da excelência nos serviços prestados, como ISO, Probare e Empresa Limpa.