metropoles.com

Sustentabilidade e inclusão seguem sendo destaques no Na Praia

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU incluem coletes táteis, melhorias na área PcD, entre outras ações

Divulgação
Fotografia colorida mostrando mulher entregando cerveja em bar para cadeirante-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando mulher entregando cerveja em bar para cadeirante-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

Na Praia — Label de destaque do Grupo R2 — é desde 2015 um dos principais festivais da capital federal. Além de lazer para todos os públicos, shows noturnos e gastronomia, o evento vem se consagrando desde 2015 como um case de sustentabilidade e inclusão, tendo sido reconhecido internacionalmente como o maior evento lixo zero do mundo.

O festival trabalha uma estratégia pautada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) que traça caminhos para oferecer um mundo melhor até 2030.

Desde então já foram mais de 1.200.000 kg de resíduos reciclados, 135.000 kg de resíduos orgânicos compostados, 8.000.000 de copos descartáveis evitados, 500.000 kg de alimentos doados e mais de 10 mil crianças atendidas no projeto Na Praia Social.

“Acessibilidade significa proporcionar igualdade de acesso e oportunidades para todos. Estamos orgulhosos de oferecer uma infraestrutura totalmente adaptada e serviços inovadores para atender às necessidades de todos os participantes”, afirma Eduardo Alves, diretor de Sustentabilidade do Grupo R2.

Acessibilidade

Uma das maiores novidades de inclusão deste ano são as mochilas vibrotáteis, que permitem que pessoas com deficiência auditiva sintam as vibrações da música. Serão duas unidades do dispositivo disponíveis no momento dos shows. Para proporcionar ainda mais conforto, também houve melhorias na Área PcD, que está maior e mais perto do palco, dando visão privilegiada das apresentações.

Além disso, o público PcD tem acesso ao Kit Livre com cadeiras de rodas motorizadas que proporcionam maior mobilidade e autonomia e a cardápios e sinalização em Braille e audiodescrição e plataforma de atendimento em língua de sinais.

Todos esses serviços estão disponíveis no Concierge PcD, novo espaço dedicado especialmente ao atendimento desse público.

Fotografia colorida mostrando cesta de alimentos-Metrópoles

Fome Zero

Alinhada com o objetivo Fome Zero, o Na Praia já arrecadou mais de 11 toneladas de alimentos não perecíveis com a meia-entrada social.

Em 2024, volta o projeto Fome de Música, no qual, a cada ingresso vendido, o valor de R$ 1 será destinado para a doação de alimentos, sendo grande parte voltada para o Rio Grande do Sul.

Além disso, a edição traz também o Fast Pass, que permite às pessoas que levarem 1kg de alimento não perecível acessar uma entrada prioritária.

Fotografia colorida mostrando mulher de costas-Metrópoles

Igualdade de Gênero

O Conta Comigo e o Siga Segura, projetos de acolhimento e assistência focados principalmente em mulheres e pessoas em situações de vulnerabilidade durante o evento, promoveu mais de 230 atendimentos na edição de 2023 pela equipe especializada, contribuindo para a igualdade de gênero e promovendo um ambiente verdadeiramente seguro e inclusivo para todos.

Para alinhar de forma estratégica as ações que combatem a desigualdade de gênero, o Na Praia conta com a parceria do Instituto Glória, que faz pesquisas sobre a percepção de segurança das mulheres no evento.

“Estamos empenhados em combater o assédio e promover a equidade de gênero. O Conta Comigo oferece acolhimento especializado enquanto o Siga Segura garante segurança no deslocamento das mulheres. Juntos, estamos construindo um festival onde todas se sintam protegidas e valorizadas”, garante Kallel Kopp, CEO da IS.ECO e diretor de Sustentabilidade do Na Praia.

Na Praia Festival 2024 – China

Quando: até setembro
Onde: Na Praia Parque (Setor de Clubes Sul Trecho 2, entre a Agepol e o Centrejufe)

Ingressos: site e app R2com.vc (App Store e Google Play)

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?