atualizado
O Brasil é considerado o maior produtor e exportador de açúcar do mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o país representou cerca de 50% do comércio mundial dessa commodity na safra de 2023/2024.
Apenas em 2023, foram 31,4 milhões de toneladas do produto destinadas ao mercado exterior. Um volume recorde que gerou uma receita de 15,7 bilhões de dólares. Para este ano, a expectativa é que o Brasil continue sendo um dos principais polos nesse comércio internacional.
De janeiro a setembro, foram exportadas 24,4 milhões de toneladas de açúcar para países como Indonésia, Índia, China, Emirados Árabes e Argélia. O número representa um aumento de 3,4 milhões de toneladas quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Comércio de exportação
Entre as empresas que se destacam nesse cenário está a Sugar World. Fundada por Andressa Gomes Pich e Antonio Carlos de Souza em 2021, a empresa familiar tem ganhado espaço no comércio de exportação.
“Percebemos que o mercado internacional tinha carência de uma empresa séria em exportação de açúcar, para atender não só os grandes compradores, mas os pequenos também”, conta Andressa.
Aproveitando o momento favorável do mercado, a Sugar World tem se consolidado na oferta de três tipos de açúcar, além de outros grãos como soja non, pimenta do reino e café brasileiro.
“Acreditamos que o setor de açúcar está em plena ascensão. Na Sugar World, temos exportado açúcar há mais de três anos e observamos um crescimento significativo. Durante esse período, enviamos cerca de 450 mil toneladas para diversos países.”
Andressa Gomes Pich, fundadora da Sugar World
Com logística própria, a Sugar World conta com uma empresa que cuida de todo o processo de exportação, desde a reserva de navios até a entrega do produto.
“Em 2024, tivemos recorde de venda. Exportamos 190 mil toneladas de açúcar e óleo de soja para países como China, Dubai, África e Cuba”, afirma a empresária.
Em plena expansão, a Sugar World está com atuação forte na China e Estados Unidos, com escritórios próprios nesses dois países.
“O faturamento da empresa multiplicou este ano com as vendas de açúcar. Estamos otimistas com o futuro do setor e confiantes nas novas oportunidades que surgirão”, ressalta Andressa.
Com a perspectiva promissora, Andressa tem agregado novos colaboradores e consolidado parcerias, como a do ator e empresário Carlos Casagrande.