atualizado
A Zona Sul da cidade de São Paulo ganhou um Centro de Controle Populacional Animal (CCPA), neste começo de março, para a castração de até mil cães e gatos por mês. O imóvel foi cedido pela Prefeitura à ONG Ampara Animal.
O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG é um serviço da Prefeitura de São Paulo oferecido à população desde 2001 (Lei Municipal nº 13.131/2001). Nesses anos de atuação, mais de 1,5 milhão de animais, entre cães e gatos, foram esterilizados cirurgicamente.
Há 21 clínicas conveniadas espalhadas pela cidade, 5 castramóveis, que circulam pelas áreas periféricas da cidade para poder atender as famílias de maior vulnerabilidade, e, também, ONGs/entidades contratadas que castram em equipamentos públicos.
O programa prevê atendimento feito por clínicas contratadas ou ainda por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social. A estimativa anual é de mais de 100 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.
O investimento anual do Programa de Controle Reprodutivo é de R$ 14,3 milhões.
Em 2023, foram esterilizados pelo Programa Municipal 105.015 animais, entre cães e gatos. Na cidade de São Paulo, a estimativa é de 2,7 milhões de animais domésticos domiciliados, sendo 1,9 milhão de cães e 810 mil gatos.
Agendamento para castração on-line
O processo é simples e o primeiro passo é buscar o serviço “Castração de cães e gatos” no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida, basta preencher um formulário on-line informando os dados do animal que deseja castrar.
Você também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso, é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais.
Documentos obrigatórios:
– Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
– Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
– Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.
O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que tenha animais de estimação. Clique aqui e saiba mais.