metropoles.com

SP Alto Astral: Zona Sul ganha centro de castração de pets

Anualmente, a Prefeitura de São Paulo investe R$ 14,3 milhões no Programa de Controle Reprodutivo, que desde 2001 já castrou 1,5 mi de pets

Édson Lopes Jr/SECOM
Foto colorida de veterinária da Prefeitura de São Paulo cuidando de cachorro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de veterinária da Prefeitura de São Paulo cuidando de cachorro - Metrópoles - Foto: Édson Lopes Jr/SECOM

atualizado

A Zona Sul da cidade de São Paulo ganhou um Centro de Controle Populacional Animal (CCPA), neste começo de março, para a castração de até mil cães e gatos por mês. O imóvel foi cedido pela Prefeitura à ONG Ampara Animal.

O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG é um serviço da Prefeitura de São Paulo oferecido à população desde 2001 (Lei Municipal nº 13.131/2001). Nesses anos de atuação, mais de 1,5 milhão de animais, entre cães e gatos, foram esterilizados cirurgicamente.  

Há 21 clínicas conveniadas espalhadas pela cidade, 5 castramóveis, que circulam pelas áreas periféricas da cidade para poder atender as famílias de maior vulnerabilidade, e, também, ONGs/entidades contratadas que castram em equipamentos públicos.

O programa prevê atendimento feito por clínicas contratadas ou ainda por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social. A estimativa anual é de mais de 100 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.

O investimento anual do Programa de Controle Reprodutivo é de R$ 14,3 milhões.

Em 2023, foram esterilizados pelo Programa Municipal 105.015 animais, entre cães e gatos. Na cidade de São Paulo, a estimativa é de 2,7 milhões de animais domésticos domiciliados, sendo 1,9 milhão de cães e 810 mil gatos.

Agendamento para castração on-line

O processo é simples e o primeiro passo é buscar o serviço “Castração de cães e gatos” no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida, basta preencher um formulário on-line informando os dados do animal que deseja castrar.

Você também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso, é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais. 

Documentos obrigatórios:

– Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;

– Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;

– Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que tenha animais de estimação. Clique aqui e saiba mais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?