metropoles.com

SP Alto Astral: Veja como conseguir mudas da Mata Atlântica de graça

Objetivo da Prefeitura é ampliar a cobertura vegetal na cidade de São Paulo; 100 espécies são ofertadas

Masao Goto/ Secom
Foto colorida de um canteiro da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Prefeitura de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um canteiro da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Prefeitura de São Paulo - Metrópoles - Foto: Masao Goto/ Secom

atualizado

Você sabia que é possível cultivar em casa espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica de forma gratuita e ainda contribuir com a biodiversidade na cidade de São Paulo?

A Campanha Permanente de Incentivo à Arborização oferece à população da capital mudas de árvores para plantio em casas, condomínios e calçadas.

A solicitação do serviço acontece pelo canal SP 156 e o resgate das mudas escolhidas é feito pelo próprio munícipe no viveiro municipal Manequinho Lopes, localizado na Av. Quarto Centenário, 1288, acesso pelo Portão 7 A do Parque Ibirapuera.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Sábados, domingos e feriados o viveiro é fechado.

Entre mudas de pequeno, médio e grande porte e alturas que podem chegar até 20 metros depois de plantadas, o viveiro municipal conta com 97 espécies ao todo (veja aqui o catálogo completo).

Os tipos de árvores mais procurados são: Cambuci (Campomanesia phaea), Cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata), Grumixama (Eugenia brasiliensis), Jabuticaba (Plinia cauliflora), Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), Ipê-roxo-de-bola (Handroanthus impetiginosus), Quaresmeira, Araçá-amarelo (Psidium cattleianum), Palmito-juçara (Euterpe edulis) e Jerivá (Syagrus romanzoffiana).

Todo o atendimento acontece de forma online, da solicitação ao agendamento a retirada das mudas. No momento da solicitação pelo canal SP 156, o cidadão deve fornecer as seguintes informações:

  • Documento oficial de identificação do solicitante;
  • Procuração, quando o solicitante não for o proprietário do imóvel, para fins específicos de plantio de muda arbórea no imóvel;
  • IPTU recente do imóvel onde será realizado o plantio ou documento que comprove a isenção do IPTU;
  • Croqui e foto da área disponível para a execução do plantio, contendo dimensões da área permeável (largura x comprimento em metros);
  • Ata de eleição do síndico atual no caso de condomínios;
  • Despacho de Deferimento publicado no Diário Oficial da Cidade, no caso de plantio substitutivo nos termos do Art. 42 da Lei 17.794/2022.

Após avaliação técnica da prefeitura sobre as condições do imóvel a partir das informações enviadas pelo SP 156, o próximo passo é o agendamento para retirada das mudas pelo titular da solicitação. Com todas as informações aprovadas, o agendamento para retirada de planta é comunicado por e-mail, com a indicação de data e horário.

No momento da retirada o solicitante deve preencher e assinar um Termo de Saída de mudas. Como as mudas medem aproximadamente 3 metros altura, é recomendado comparecer ao viveiro com veículo aberto e mais de uma pessoa para realizar o carregamento das plantas.

Em até 10 dias corridos após a data que consta no Termo de Saída de Mudas, os munícipes deverão enviar registros fotográficos comprovando o plantio e enviar pelo canal SP156.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?