metropoles.com

SP Alto Astral: Tarifa Zero nos ônibus aos domingos começa no dia 17

Benefício vai valer em todas as linhas, incentivar uso do transporte público, ampliar acesso ao lazer, melhorar economia e ampliar empregos

Marcelo Pereira/SECOM
Foto colorida de trólebus na cidade de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de trólebus na cidade de São Paulo - Metrópoles - Foto: Marcelo Pereira/SECOM

atualizado

A cidade de São Paulo, que tem 12 milhões de habitantes, vai ter Tarifa Zero, ou seja, ônibus gratuitos, aos domingos, da 0h as 23h59. A medida já começa a valer no dia 17 em todas as linhas da cidade.

A gratuidade também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (1/1/24) e Aniversário de São Paulo (25/1/24).

A medida tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.

Só de espaços culturais da Prefeitura, que abrem aos domingos, são 78; de espaços esportivos, 45; além de 112 parques. Fora os equipamentos do Estado, particulares, shoppings…

Um casal com 3 filhos, por exemplo, gasta R$ 44 com transporte. Com a gratuitade, vai deixar de gastar. Com a tarifa zero, mais famílias poderão frequentar os equipamentos públicos gratuitos.

Não haverá aumento de recursos para custear a iniciativa. Aos domingos, atualmente, 2,2 milhões de passageiros utilizam 1.175 linhas de ônibus municipais.

Inicialmente, o atendimento será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus.

Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior. Não há necessidade de integração com o sistema metroferroviário, já que as linhas de ônibus atendem a toda a cidade.

Os passageiros terão que usar o Bilhete Único: a tarifa não será cobrada no validador. Quem ainda não tiver, o cobrador ou o motorista irão liberar sua passagem pela catraca (saiba como solicitar o Bilhete Único no site da SPTrans). A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado.

Para o usuário que não tem o Bilhete Único, o cobrador tem um bilhete de bordo que vai liberar a catraca. Para os casos de ônibus que não tem cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem condições de liberar a passagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?