atualizado
A capital de São Paulo tem 126 ecopontos distribuídos em toda a cidade para que a população possa fazer o descarte correto de materiais recicláveis e de entulhos de obras, de forma gratuita.
É permitido descartar até 1m³ por dia por pessoa ou até 20 sacos por descarga, incluindo sofás, colchões, podas de árvores domiciliares, papelão, plástico, vidros e metais. Alguns endereços recebem até gesso.
Em 2023, os ecopontos receberam mais de 345 mil toneladas de resíduos, de acordo com a prefeitura. Até abril de 2024, foram 109,9 mil toneladas. Os dados são da Prefeitura de São Paulo.
O objetivo é evitar que esses materiais cheguem ao lixo comum, reduzindo assim a deposição inadequada e preservando o meio ambiente. Os endereços estão disponíveis neste link.
O serviço funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h. Aos domingos e feriados, fica aberto das 6h às 18h.
Coleta seletiva domiciliar
Além dos ecopontos, a cidade de São Paulo também conta com a coleta seletiva domiciliar, para retirada de materiais recicláveis, em 96 distritos do município, o que representa 76% das vias. Ao todo, são 6 mil funcionários e 842 veículos para fazer o trabalho.
Os lixos recicláveis coletados nas residências são destinados, prioritariamente, para 25 cooperativas de reciclagem, que ficam com 100% do lucro das vendas dos materiais. Os recursos geram renda para 940 famílias de cooperados. Em 2024, foram coletados, em média, 8,5 mil toneladas de resíduos na coleta seletiva.
No site do programa Recicla Sampa (disponível aqui), é possível consultar os horários e endereços de coleta.