atualizado
Ter um animal de estimação pode trazer alegria para um lar, além de ser uma ótima companhia em meio a rotina do dia a dia. No entanto, muitos cães e gatos acabam sendo abandonados e encaminhados para um centro de adoção onde aguardam uma família disposta a acolher e dar muito amor e atenção a eles.
Com o intuito de achar tutores responsáveis, a Prefeitura de São Paulo promove a adoção de mais de 200 animais disponíveis no Centro Municipal de Adoção, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal de Saúde. São cães e gatos, entre filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, que esperam por um lar.
Os animais disponíveis estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e têm Registro Geral do Animal (RGA), conforme a Lei Municipal nº 13.131/01.
Como adotar
Os interessados podem acessar a página da Cosap para saber mais informações sobre o processo de adoção e consultar as fotos e perfis dos animais disponíveis. Como muitos já são adultos e passaram por diversas situações, é interessante verificar como é o temperamento e as características do pet antes de adotar.
O processo de adoção prevê ainda uma entrevista com avaliação do perfil do interessado e pode incluir vistoria prévia no imóvel. No caso de quem quer acolher gatos, é obrigatório que haja telas nas janelas e varandas (apartamentos e sobrados) e outros meios que impeçam o acesso do animal à rua (casas térreas).
No dia da adoção, o cidadão deverá levar uma coleira com guia se for adotar um cão ou uma caixa de transporte, caso opte por um gato. Além disso, o tutor também precisa apresentar documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20.
Responsabilidades
A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico reforça as práticas da guarda responsável, um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas pelos tutores a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo integrante da família.
Adotar um animal de estimação é um ato de grande responsabilidade. Não basta apenas ter a intenção de ficar com o pet, é necessário que o tutor seja consciente quanto às responsabilidades assumidas, pois a escolha de tutelar um animal de estimação inclui, entre outras, a manutenção do local adequado ao porte e espécie, provisão de alimento, abrigo, higiene e recursos financeiros necessários para garantir atendimento veterinário de maneira regular ao longo de toda a vida do animal.
Por isso, é importante ter em mente que o cão ou gato viverá em média 12 anos ou mais e que necessitará de atenção e cuidados permanentes ao longo de toda a vida.
Cartão Cuida Bem Idoso
Muitos animais alojados na Cosap que aguardam por uma chance de serem adotados são idosos. Como forma de incentivar a adoção desses pets, a pessoa que decidir levar para casa um cão ou gato acima de oito anos receberá o cartão Cuida Bem Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer um dos quatro Hospitais Veterinários Públicos da capital.
Para saber mais, acesse a página da Cosap.
Serviço – Adoção de Cães e Gatos
Endereço: Santa Eulália, 86 – Santana
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h
Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência. Não esqueça da caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães)
Taxa municipal referente à adoção: R$ 31,20
Mais informações: (11) 2974-7892