atualizado
Prefeitura de São Paulo resgata 64 répteis vítimas do tráfico. Animais são atendidos por especialistas e soltos novamente na natureza.
Ao todo, foram salvos 1 jiboia, 35 jabutis adultos, e 28 filhotes de jabutis. Eles haviam sofrido abandono, maus-tratos, ferimentos e atropelamentos.
A jiboia é um animal natural da Mata Atlântica, que ocupava originalmente parte da costa litorânea do país. Os jabutis ocorrem principalmente na região Nordeste.
Os animais foram atendidos pela equipe técnica do Cemacas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres) da Prefeitura de São Paulo. Eles estavam desnutridos e desidratados.
Os profissionais do Cemacas fizeram um trabalho minucioso para recuperar o peso e a hidratação dos animais, oferecendo alimentos que seriam encontrados no ambiente natural destas espécies.
Soltura
Assim que os animais tiveram a saúde equilibrada, os profissionais do Cemacas organizaram a operação para que eles fossem libertados na natureza por equipes especializadas nesse trabalho.
Dois centros de animais selvagens receberam os répteis recuperados do tráfico em SP: o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens em Aracruz (ES), e o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Recife.
Nesses locais, os animais recebem tratamento adequado para voltarem a se familiarizar com a vida no ambiente natural, reaprendendo a encontrar comida e a fugir de predadores, o que garante a sobrevivência dos espécimes e contribui para a preservação da fauna.
O combate ao tráfico e a maus-tratos de animais faz parte do Plano Municipal de Estratégias e Ações Locais pela Biodiversidade da Cidade de São Paulo.