atualizado
A Prefeitura de São Paulo entregou o Parque Linear da Vila Princesa Isabel, no Parque Central, Guianases, na Zona Leste. As intervenções também incluíram contenções de margens de córrego, revitalização de área com construção de quadra e do passeio e a pavimentação de vielas. A administração municipal investiu R$ 52,8 milhões nas obras que vão beneficiar mais de 25 mil pessoas que vivem na região.
A requalificação do entorno vai facilitar o trânsito local, que compreende a Praça Linear na Av. Ribeirão Itaquera e o Pontilhão na Travessia Seringais X Rua Rodolfo Albino Silva. Além dos trabalhos de contenção ao longo do córrego, o local recebeu ampla área de lazer e convivência com estrutura completa para a comunidade.
Morador da região desde que nasceu, o aposentado Paulo de Oliveira Lopes aprovou o novo espaço.
“Aqui era um verdadeiro lixão. As pessoas jogavam tudo dentro do córrego, lixo, entulho, não tinha uma organização e alagava direto, mas depois que fizeram o piscinão isso parou. Agora, com esse parque, tudo ficou uma maravilha”, afirmou.
Após a revitalização realizada pela Secretaria Municipal de Subprefeituras, o Parque Linear da Vila Princesa Isabel conta com quadra poliesportiva, pista de caminhada, playground, academia, pergolado, quiosques e paisagismo em geral, grama sintética, além de uma pista de skate, que teve o projeto aprovado pelo hexacampeão mundial da modalidade, Sandro Dias, o Mineirinho, que esteve em Guaianases e fez sugestões à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).
Confira os serviços executados
- Contenções de margens de córrego
- Construção de Parque Linear Guaratiba
- Revitalização de área municipal com construção de quadra e passeio
- Pavimentação de vielas
O que são Parques Lineares?
Parques lineares, em geral, são abertos (sem gradis), embora alguns possam apresentar essa contenção física.
Sua principal função é “proteger e recuperar as áreas de preservação permanente e os ecossistemas ligados aos corpos d’água; proteger, conservar e recuperar corredores ecológicos; conectar áreas verdes e espaços públicos; controlar enchentes; evitar a ocupação inadequada dos fundos de vale; propiciar áreas verdes destinadas à conservação ambiental, lazer, fruição e atividades culturais; ampliar a percepção dos cidadãos sobre o meio físico”, segundo o artigo 273 do Plano Diretor Estratégico.
Por suas características, nem todos os parques lineares possuem uma sede administrativa; no entanto, podem apresentar boa infraestrutura para o lazer, como equipamentos de ginástica e parque infantil.