metropoles.com

SP Alto Astral: Prefeitura inaugura Parque Linear na Zona Leste

Local recebeu investimento de R$ 52,8 milhões e obras vão beneficiar mais de 25 mil pessoas

Foto: Edson Lopes Jr/SECOM
parque linear SP
1 de 1 parque linear SP - Foto: Foto: Edson Lopes Jr/SECOM

atualizado

A Prefeitura de São Paulo entregou o Parque Linear da Vila Princesa Isabel, no Parque Central, Guianases, na Zona Leste. As intervenções também incluíram contenções de margens de córrego, revitalização de área com construção de quadra e do passeio e a pavimentação de vielas. A administração municipal investiu R$ 52,8 milhões nas obras que vão beneficiar mais de 25 mil pessoas que vivem na região.

A requalificação do entorno vai facilitar o trânsito local, que compreende a Praça Linear na Av. Ribeirão Itaquera e o Pontilhão na Travessia Seringais X Rua Rodolfo Albino Silva. Além dos trabalhos de contenção ao longo do córrego, o local recebeu ampla área de lazer e convivência com estrutura completa para a comunidade.

Morador da região desde que nasceu, o aposentado Paulo de Oliveira Lopes aprovou o novo espaço.

“Aqui era um verdadeiro lixão. As pessoas jogavam tudo dentro do córrego, lixo, entulho, não tinha uma organização e alagava direto, mas depois que fizeram o piscinão isso parou. Agora, com esse parque, tudo ficou uma maravilha”, afirmou.

Após a revitalização realizada pela Secretaria Municipal de Subprefeituras, o Parque Linear da Vila Princesa Isabel conta com quadra poliesportiva, pista de caminhada, playground, academia, pergolado, quiosques e paisagismo em geral, grama sintética, além de uma pista de skate, que teve o projeto aprovado pelo hexacampeão mundial da modalidade, Sandro Dias, o Mineirinho, que esteve em Guaianases e fez sugestões à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).

Confira os serviços executados

  • Contenções de margens de córrego
  • Construção de Parque Linear Guaratiba
  • Revitalização de área municipal com construção de quadra e passeio
  • Pavimentação de vielas

O que são Parques Lineares?

Parques lineares, em geral, são abertos (sem gradis), embora alguns possam apresentar essa contenção física.

Sua principal função é “proteger e recuperar as áreas de preservação permanente e os ecossistemas ligados aos corpos d’água; proteger, conservar e recuperar corredores ecológicos; conectar áreas verdes e espaços públicos; controlar enchentes; evitar a ocupação inadequada dos fundos de vale; propiciar áreas verdes destinadas à conservação ambiental, lazer, fruição e atividades culturais; ampliar a percepção dos cidadãos sobre o meio físico”, segundo o artigo 273 do Plano Diretor Estratégico.

Por suas características, nem todos os parques lineares possuem uma sede administrativa; no entanto, podem apresentar boa infraestrutura para o lazer, como equipamentos de ginástica e parque infantil.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?