atualizado
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), deve entregar, neste ano, 5 mil escrituras gratuitas para famílias que já quitaram seus financiamentos habitacionais.
A Cohab se responsabiliza pelo registro da matrícula do imóvel, tornando todo o processo mais acessível e simplificado para os beneficiários. Burocracia, custos elevados e desinformação são os principais motivos que atravancam a regularização dos imóveis.
Muitos mutuários desconhecem os benefícios de garantir a propriedade do imóvel e sua posse definitiva, como a proteção contra fraudes e invasões, o acesso a crédito – o bem pode ser dado como garantia em financiamentos para viabilizar reformas, ampliações ou até compra de outro imóvel – e até em caso de herança, uma vez que a escritura registrada facilita a partilha, evitando conflitos familiares.
O programa Escritura Cohab envia notificações aos mutuários que já concluíram seus pagamentos, fornece informações abrangentes sobre as vantagens e a relevância da escritura do imóvel. Além disso, oferece um suporte completo e gratuito para a obtenção desse documento.
Existem duas maneiras de solicitar a escritura: presencialmente, na Central de Atendimento, ou pelo site da COHAB-SP: www.cohab.sp.gov.br/escritura.