atualizado
A lista de remédios usados na rede pública foi atualizada. Ela traz 500 fármacos padronizados para as áreas de atenção básica, especialidades, hospitalar, urgência e emergência móvel, saúde bucal e caixa de emergência.
A lista também destaca 280 remédios que são indicados para distribuir à população. Essa 4ª edição da Remume (Relação Municipal de Medicamentos), é um importante orientador para os profissionais da área e pacientes porque padroniza quais produtos farmacêuticos serão usados de acordo com os atendimentos.
A atualização foi feita por uma Comissão Farmacoterapêutica (CFT) com médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontólogos e segue as mais recentes evidências científicas.
O objetivo é ampliar o acesso dos pacientes aos medicamentos, de forma segura e efetiva, e promover o uso racional.
A lista é subdividida em grupos farmacológicos/terapêuticos e também tem o detalhamento da disponibilidade e da condição de uso. Nela é possível comparar quais produtos foram incorporados e retirados desde a edição anterior.
A expectativa é de que, a partir dessa edição, a Remume seja atualizada, permanentemente, da mesma forma que já acontece com a lista de mais de 280 medicamentos que são dispensados aos pacientes por meio das farmácias das unidades.
A última atualização havia sido há 8 anos.
- A 4ª edição da Relação Municipal de Medicamentos pode ser consultada aqui;
- A relação dos medicamentos dispensados à população pode ser consultada aqui;
- A versão web do aplicativo Aqui Tem Remédio, onde é possível consultar a disponibilidade dos medicamentos nas unidades de saúde, pode ser acessada aqui.