metropoles.com

SP Alto Astral: Prefeitura atualiza lista com 500 remédios gratuitos

Documento traz remédios padronizados para a atenção básica, especialidades, caixa de emergência, hospitalar, emergência móvel e saúde bucal

Edson Lopes Jr/SECOM
Foto colorida de distribuição de medicamento em unidade pública de Saúde, em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de distribuição de medicamento em unidade pública de Saúde, em São Paulo - Metrópoles - Foto: Edson Lopes Jr/SECOM

atualizado

A lista de remédios usados na rede pública foi atualizada. Ela traz 500 fármacos padronizados para as áreas de atenção básica, especialidades, hospitalar, urgência e emergência móvel, saúde bucal e caixa de emergência.

A lista também destaca  280 remédios que são indicados para distribuir à população. Essa 4ª edição da Remume (Relação Municipal de Medicamentos), é um importante orientador para os profissionais da área e pacientes porque padroniza quais produtos farmacêuticos serão usados de acordo com os atendimentos.

A atualização foi feita por uma Comissão Farmacoterapêutica (CFT) com médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontólogos e segue as mais recentes evidências científicas.

O objetivo é ampliar o acesso dos pacientes aos medicamentos, de forma segura e efetiva, e promover o uso racional.

A lista é subdividida em grupos farmacológicos/terapêuticos e também tem o detalhamento da disponibilidade e da condição de uso. Nela é possível comparar quais produtos foram incorporados e retirados desde a edição anterior.

A expectativa é de que, a partir dessa edição, a Remume seja atualizada, permanentemente, da mesma forma que já acontece com a lista de mais de 280 medicamentos que são dispensados aos pacientes por meio das farmácias das unidades.

A última atualização havia sido há 8 anos.

  • A 4ª edição da Relação Municipal de Medicamentos pode ser consultada aqui;
  • A relação dos medicamentos dispensados à população pode ser consultada aqui;
  • A versão web do aplicativo Aqui Tem Remédio, onde é possível consultar a disponibilidade dos medicamentos nas unidades de saúde, pode ser acessada aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?