metropoles.com

SP Alto Astral: Parque em Pirituba ganha investimento de R$ 4 milhões

Prefeitura requalifica lago do Parque Cidade de Toronto, que tem fauna diversa com mais de 140 espécies, como aves, peixes e mamíferos

Édson Lopes Jr/SECOM
Foto colorida e aérea do lago do Parque Cidade de Toronto, em Pirituba, São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida e aérea do lago do Parque Cidade de Toronto, em Pirituba, São Paulo - Metrópoles - Foto: Édson Lopes Jr/SECOM

atualizado

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), requalificou o lago do Parque Cidade de Toronto, na região de Pirituba, com a remoção das plantas aquáticas, dos detritos flutuantes presentes, no espelho d’água, e dos resíduos, na borda do lago, garantindo a preservação da fauna local.

As intervenções receberam um investimento de mais de R$ 4 milhões.

O parque apresenta uma fauna diversa, com um total de 146 espécies distintas, sendo 112 de aves, 5 de répteis, 3 de anfíbios, 3 de mamíferos e 8 de peixes.

Em 2021, foi verificado que o lago do parque sofria com o acúmulo de matéria orgânica no fundo, causando assim eutrofização (que provoca surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias).

No início de 2022, foi feita uma batimetria, que é um estudo para verificar a profundidade do lago, e solicitadas as propostas de desassoreamento para empresas técnicas especializadas.

Foram constatadas duas limitações iniciais para desassorear o lago: a primeira era a quantidade de áreas de ninhos e habitats de animais, e a segunda, a ampla área necessária para secagem do sedimento que poderia trazer aspectos negativos para a fauna local.

A SVMA elaborou uma licitação para a contratação da empresa para fazer a retirada das plantas aquáticas (macrófitas) e realizar o desassoreamento do lago (remoção de areia, lodo e outros sedimentos causados por ações humanas ou fenômenos naturais).

O serviço, no entanto, só pôde ser iniciado após o término do período reprodutivo das espécies que vivem no entorno do lago, o que ocorre entre janeiro e março.

Em julho de 2022, a classificação das empresas habilitadas na licitação foi publicada no Diário Oficial, porém uma das empresas desclassificadas na licitação entrou com mandado de segurança, o que impediu a SVMA de dar prosseguimento à contratação do serviço.

No fim de janeiro de 2023, a Justiça deu parecer favorável para o prosseguimento da licitação e a SVMA pôde contratar a empresa para dar início à limpeza após o período reprodutivo dos animais silvestres.

Nos trabalhos, foram utilizados equipamentos como hidrotrator, retroescavadeira de esteira, balsa, barco e caminhão.

Saiba mais sobre o Parque Cidade de Toronto.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?