atualizado
A Prefeitura de São Paulo entregou, no dia 2 de maio, mais 8,1 km de Faixa Azul. Assim, chega a 98,2 km dessa importante sinalização para aumentar a segurança e melhorar a mobilidade de motociclistas na cidade, rumo à meta de 200 km até o fim deste ano.
Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantam mais 20 km de Faixa Azul em seis trechos.
A iniciativa colabora para o aumento da segurança dos motociclistas que trafegam nas vias que já receberam a sinalização. Na avenida dos Bandeirantes, por exemplo, trafegar na Faixa Azul foi 20 vezes mais seguro do que fora dela.
É o que mostram os dados dos últimos levantamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que indicam o número de acidentes pela taxa de severidade. Os números foram coletados nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, que têm faixas desde 2022.
Faixa Azul
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros.
A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.
Novas faixas
Os novos trechos com Faixa Azul estão na:
- Avenida Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro;
- Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro;
- No Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques;
- Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes;
- E também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.
Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantam mais seis trechos de Faixa Azul:
- Av. Dr. Gastão Vidigal;
- Av. Braz Leme;
- Av. Pres. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf;
- Viaduto Min. Aliomar Baleeiro;
- Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello;
- Av. Eliseu de Almeida.