atualizado
Fim do ano aí e, com ele, a vontade de encerrar pendências burocráticas de forma rápida e eficaz – ou dar entrada naquele atendimento público que vai ajudar a começar bem o ano. E o Descomplica é a solução. Em São Paulo, a Prefeitura tem 11 postos do programa com mais de 350 serviços municipais em um único espaço.
Os cinco serviços mais buscados atualmente são cadastro e atualização de dados para receber benefícios sociais, pedido de Bilhete Único Idoso, cadastro e consulta de emprego, e entrada no pedido do seguro-desemprego.
O Descomplica tem ainda o “Totem Poupatempo”, para serviços do Estado, como pedir a segunda via do RG (Registro Geral) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Ao todo, são onze endereços espalhados pela cidade. O mais recente foi inaugurado este ano, no bairro do Ipiranga.
O espaço tem capacidade para receber 400 pessoas por dia, em 30 mesas de atendimento. Em outubro, a média de atendimentos por dia foi de 314 e, em novembro, 261.
Foi lá que Paula Moreira de Moraes, 50 anos, procurou ajuda para regularizar o cadastro do programa Bolsa Família.
“Estou há dois meses sem receber e, quando fui ver o que estava acontecendo, me orientaram a procurar o Descomplica”, afirma. “Achei o acesso fácil, moro aqui perto, e o atendimento foi rápido”, conta.
Mario Acenjo, 76 anos, também recorreu ao Descomplica do Ipiranga para tentar pagar uma dívida de uma familiar, que morreu.
Ele diz que procurou o serviço para conseguir imprimir o boleto, já que estava sem impressora e não soube usar outros serviços digitais.
“É uma chateação ter que vir aqui, mas agora estou com o boleto e vou encerrar esse problema”, falou.
Os atendimentos são feitos mediante agendamento, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A maior unidade fica no bairro de São Miguel Paulista. Lá, é possível fazer 1.000 atendimentos por dia. A média de outubro ficou em 1.166 e a de novembro, em 917.
Os demais postos ficam nos bairros: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus, Vila Maria/Vila Guilherme.