atualizado
A Praça Professor Amaro de Abreu Filho é o mais novo espaço público de recreação dedicado crianças da primeira infância da capital paulista. Localizado na zona sul da cidade, no bairro Bosque da Saúde, o play lúdico foi revitalizado e entregue à população no dia 12 de outubro.
Para o deleite dos pequenos de 0 a 6 anos, há equipamentos como um labirinto transparente para que eles criem soluções sem o risco de se assustarem com as paredes, escorregadores e escaladas. A área também ganhou uma pista de pump track, com curvas suaves, próprias para a prática de patins, bicicletas e patinetes.
Uma parte da estrutura é composta por piso monolítico, caracterizado por sua textura mais suave, instalado para absorver impactos, garantindo mais segurança para os menores. Diferentemente do concreto tradicional, este tipo de piso não possui essa composição, e sua superfície emborrachada é resultado de um micro revestimento asfáltico.
A revitalização da Praça Professor Amaro de Abreu adaptou o espaço às árvores existentes no local, tornando o ambiente mais agradável do ponto de vista climático e visual. Segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a Capital possui mais de 6,4 mil praças, canteiros e áreas verdes.
E outras 8 novas unidades estão em fase de desenvolvimento. Por enquanto, os bairros definidos estão em várias áreas diferentes da cidade como Santo Amaro, Vila Mariana, Itaquera, Capela do Socorro, Freguesia do Ó e Butantã.
Moradora do Bosque da Saúde e mãe de duas crianças, Pollyane Galinari Sabino comemorou a entrega de um espaço público para recreação no bairro.
“Aqui, no bairro, não tem uma pracinha assim pra eles. A gente tinha que ir de carro em algum lugar, mas agora a gente consegue vir a pé e eles se divertem muito”, comentou.
A praça também possui um espaço para cachorros e academias da terceira idade. Moradora do bairro há 40 anos, Vanessa Ferreira, destacou a importância da requalificação, “é sempre importante ter uma pracinha revitalizada no bairro em que a gente mora. Foi um bom investimento. As crianças e todos os moradores do bairro ficaram felizes”.