atualizado
Mais uma unidade da Rede Cozinha Escola, para fornecer 400 refeições diárias à população em situação de vulnerabilidade, foi inaugurada na cidade de São Paulo, desta vez em Cidade Tiradentes, Zona Leste. Para muitos, essa é a única refeição completa do dia e poder se alimentar em um local limpo, com os utensílios necessários à disposição, com produtos frescos e de qualidade, ajudam a resgatar a dignidade.
“Estou desempregado e estava pedindo comida na rua para levar para casa, aí me indicaram o Cozinha Escola. Disseram que tinha almoço, comecei a vir e não parei mais. É um trabalho muito importante, que faz a diferença para mim, que moro sozinho. É a única refeição que tenho garantida, e com uma comida excelente. Hoje, por exemplo, comi uma feijoada deliciosa”, disse Luiz Carlos Zeretti Moura, 46 anos.
Ele representa bem o público que as ações da Prefeitura pretendem beneficiar. Essa é uma das 65 entidades que a Prefeitura fez um convênio para ações de segurança alimentar, onde são fornecidas com o repasse do valor a uma entidade que já está inserida na comunidade, que prepara os profissionais e a refeição.
A nova unidade fica na Associação Beneficente Menina dos Olhos de Ouro e vai distribuir mais de 400 pratos diariamente. No total, o programa tem 65 organizações parceiras.
Ao almoçar feijoada nessa unidade nesta quarta, o aposentado Odair Rodrigues dos Santos, 71 anos, se disse agradecido. “Sem a marmita daqui provavelmente eu e meus três netos comeríamos apenas um ovo em casa. Fiquei sabendo desse lugar hoje e vim. É realmente maravilhoso.”
O programa foi criado em agosto de 2023. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) faz parcerias com Organizações da Sociedade Civil e repassa os recursos para fornecerem as refeições prontas, de segunda a sábado, para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Até 21 de maio, a Rede Cozinha Escola já distribuiu mais de 2,7 milhões de refeições em todas as regiões da cidade. O programa é financiado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP), que é gerido pela SMDHC.
Além de oferecer alimentação saudável, a Rede Cozinha Escola gera empregos na sua região, fortalece a comunidade e ainda proporciona oportunidades de formação em serviços de cozinha, inclusive para beneficiários do Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.