atualizado
Caracterizadas por serem persistente, com duração prolongada de mais de três meses e intensidade variável, as dores crônicas têm impacto significativo na qualidade de vida das pessoas que convivem com essa condição. Encontrar um tratamento adequado é uma tarefa complexa e requer o envolvimento de uma equipe médica multidisciplinar e especializada.
Atualmente, já existe na rede pública municipal de saúde de São Paulo centros específicos no tratamento de dores crônicas.
Os Centros de Referência da Dor Crônica (CRDor) são unidades de saúde especializadas onde os pacientes recebem tratamento individualizado para combater a raiz do problema. Segundo a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), 30% da população do país possui algum tipo de dor crônica.
As unidades do CRDor atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, adultos e adolescentes acima de 13 anos com histórico de tratamento de dor crônica de no mínimo três meses, independentemente da especialidade médica ou cirúrgica.
Para ter acesso ao tratamento, a população deve inicialmente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o primeiro atendimento e encaminhamento, a depende do quadro de saúde do paciente, ao CRDor. Atualmente existem quatro unidades do CRDor em funcionamento: CRDor Bosque da Saúde, CRDor Parque Maria Helena, CRDor Leste e CRDor Pirituba.
Esses equipamentos oferecem assistência integral ao paciente com acompanhamento multidisciplinar em especialidades como acupunturista, fisiatra, ortopedista, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, entre outros.
O acompanhamento no CR Dor se dá até o momento da alta médica; caso o quadro de dor retorne ou mude de característica, nova avaliação poderá ser agendada. Desde janeiro de 2022, mais de 85 mil atendimentos foram realizados nos Centros.
Em tratamento de um quadro de artrose e hérnia de disco no CRDor Bosque da Saúde, a dona de casa Maria de Fátima Jordão, 55 anos, comemora a evolução do seu quadro de saúde desde que teve acesso ao serviço municipal. “Passei seis anos buscando o tratamento adequado na rede privada.
Hoje eu estou 95% e faço de tudo. Me privei de diversas atividades em razão da dor na coluna que eu sentia, mal conseguia vestir as minhas próprias roupas e ainda ouvi, por muito tempo, que devia me aposentar por invalidez”, relembra.
Confira os endereços dos Centros de Referência da Dor Crônica (CRDor) na cidade de São Paulo:
- CRDor Bosque da Saúde: Rua Carlos Gerolomo Mônaco, 169, Vila Mariana;
- CRDor Parque Maria Helena: Rua Dr. Benedito Matarazzo, 371, no bairro Parque Maria Helena;
- CRDor Leste;
- CRDor Pirituba.