atualizado
Com os termômetros registrando frio intenso na cidade, a Prefeitura de São Paulo acionou a Operação Baixas Temperaturas nesta segunda-feira (27/5).
Com ela, são montadas tendas na cidade para acolher pessoas vulneráveis e em situação de rua. Os espaços operam das 18h à 0h. Eles são equipados com refeições e bebidas quentes, como sopas, chás, cafés, e oferecem a distribuição de cobertores para amenizar a sensação de frio, além de encaminhar quem precisa para serviços especializados.
A ação entra em vigor sempre que os termômetros chegam a 13ºC ou quando há esta sensação térmica. A previsão para os próximos dias na capital paulista é de chuvas generalizadas, rajadas de vento e declínio de temperatura, provocada pela chegada de uma frente fria, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Acolhimento
Cinco regiões da cidade estão com dez tendas para acolher a população (veja os endereços abaixo).
Além dos alimentos e dos cobertores, as tendas têm profissionais capacitados para fazer o encaminhamento para serviços de acolhimento socioassistencial e para verificar a cobertura vacinal da população.
Até o momento, já são 1.200 vagas emergenciais e de acolhimento. O quadro atual de 590 profissionais terá acréscimo de 191 colaboradores.
Quem mora nas ruas é acompanhado de perto pelas equipes do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), inclusive com busca ativa durante as baixas temperaturas.
No período da noite, a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) também atua realizando abordagens na cidade.
Quem quiser solicitar atendimento pode ligar para o 156 (ligação gratuita), pedindo abordagem social das pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas e a solicitação pode ser anônima. No entanto, é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.
Serviço
Confira abaixo os locais onde as tendas estão instaladas:
Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus);