atualizado
A Prefeitura de São Paulo inaugurou mais um estúdio público e gratuito de gravação de podcasts, o Sampa Cast. Agora, a cidade conta com três unidades do serviço: em Pinheiros, Lapa e Heliópolis.
Os estúdios são equipados com microfones profissionais, salas com isolamento acústico, mesa de áudio para gravar as vozes sem ruídos e câmeras de vídeo para registrar tudo o que acontece dentro da sala.
Para acessar o estúdio, basta reservar data e horário (veja mais abaixo).
A iniciativa da Prefeitura, por meio da SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e intermédio da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), quer estimular o desenvolvimentos de profissionais da área, em um momento de expansão do setor.
Segundo a SMDET, os locais foram escolhidos por serem pontos estratégicos da cidade, onde há grande interesse em podcasts e potencial criativo, incentivando o empreendedorismo na área de comunicação e audiovisual.
Isso permite que empreendedores dos diferentes setores da economia criativa tirem do papel projetos voltados para podcast, vídeo conteúdo, web séries, entrevistas e outros formatos, de acordo com a secretaria.
Até o fim de fevereiro, mais de 700 pessoas haviam usado os serviços, gravando mais de 1.200 horas de podcasts.
Podcast para alcançar mais pessoas
No plano de negócios de Vivian Castanheda, de 43 anos, estava a criação de um podcast para alcançar mais pessoas. Ela, que é mentora de carreiras, consultora empresarial, escritora e palestrante, queria levar a experiência acumulada como profissional para quem ainda não havia alcançado.
Em 2022, ela e a sócia Priscila Berquó começaram a pesquisar e encontraram o estúdio do Sampa Cast. Vivian conta que ficou surpresa ao saber que a Prefeitura de São Paulo disponibilizava um estúdio público e gratuito para gravar podcast.
Hoje, o Compartilha Cast já tem mais de 90 episódios gravados e 80 já foram ao ar. A proposta é compartilhar histórias de pessoas, carreiras e empresas para inspirar trajetórias profissionais.
“Começamos a convidar pessoas para que elas possam contar sobre seus erros e acertos. Falamos com gente que teve ideias para revolucionar e inspirar outras pessoas, falamos de economia, dióvrcio, política, todos os assuntos entram”, conta.
Caso fossem gravar em um estúdio profissional, só o custo de gravação ficaria em torno de R$ 300 a R$ 500. A gratuidade do Sampa Cast ajuda a manter o programa no ar, já que ele ainda não tem fonte de renda ou patrocinador.
Onde ficam os Sampa Casts
Confira abaixo os locais e endereços dos estúdios:
- Sampa Cast Green Sampa
Local: Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
- Sampa Cast Heliópolis
Local: CEU Heliópolis
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385 – Ipiranga
- Sampa Cast Lapa
Local: Biblioteca Mário Schenberg
Endereço: Rua Catão, 611 – Lapa
Funcionamento das unidades
Os estúdios abrem de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
O horário de funcionamento é das 9h15 às 17h30
O agendamento é feito todo dia 20 de cada mês, pelo site adesampa.com.br/sampacast