atualizado
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo possuem bibliotecas públicas, que prestam atendimentos a estudantes, profissionais e comunidade em geral. Além de atrair o público com os acervos literários, esses espaços contam com atividades culturais como saraus, mediação de leitura e exposições.
São 58 CEUs espalhados pela cidade.
O acervo das bibliotecas dos CEUs é composto por livros, gibis, mangás, periódicos e jornais. Algumas unidades possuem também jogos de tabuleiro, brinquedos, fantoches, entre outros materiais.
O espaço pode ser utilizado também para estudo individual e/ou coletivo, além de programação cultural com contação de história, oficinas, exposições, clubes de leitura, Orientação à Leitura e Pesquisa, visita monitorada e muito mais.
Qualquer pessoa pode participar das atividades oferecidas pelas bibliotecas dos CEUs ou fazer a carteirinha para empréstimos dos livros. Para isso, é necessário fazer uma inscrição, apresentando um documento de identidade e um comprovante de residência.
Não há limite de idade ou escolaridade para obter a carteirinha, porém, caso o leitor seja menor de 16 anos, a inscrição deve ser feita por um responsável legal, que assinará o Termo de Responsabilidade emitido na unidade.
Curiosidades
Segundo dados do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas, as 46 bibliotecas dos CEUs de administração direta têm mais de 810 mil itens cadastrados e mais de 8 mil de itens audiovisuais (cds e dvds) e a unidade com maior acervo é a do CEU Jambeiro, com 31.379 títulos cadastrados. Coincidentemente, ele foi o primeiro a ser inaugurado.
Outro dado interessante é que do início deste ano até hoje, foram feitos 18.874 empréstimos nas bibliotecas.
Acesse aqui o catálogo online das Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas.
Clique e acesse a programação dos CEUs.