atualizado
Imagine um lugar onde é possível dar asas à inovação, criatividade, aprender tecnologia e transformar suas ideias em realidade. Imaginou? Pois esse espaço existe e oferece profissionais técnicos, equipamentos, cursos e oficinas gratuitos para a população da cidade de São Paulo.
O FAB LAB LIVRE SP é uma rede de laboratórios públicos onde é possível produzir objetos e desenvolver projetos utilizando equipamentos de fabricação digital como impressora 3D, máquina de corte à laser, marcenaria, robótica, eletrônica, programação, serigrafia, costura entre outros.
Para ter acesso aos mais de 30 cursos e oficinas oferecidos pelo projeto, os interessados podem se inscrever pelo site da FAB LAB LIVRE SP ou se dirigir a um dos 12 laboratórios, localizados em todas as regiões da Capital (veja os endereços aqui).
Os laboratórios do FAB LAB LIVRE SP estão abertos de segunda a sábado e atendem pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou individuais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas. Os horários de funcionamento variam de acordo com cada unidade.
Também é possível agendar dia e horário de orientação técnica ou realização do projeto. Para isso, é necessário realizar o login de acesso na plataforma do FAB LAB LIVRE SP, clicar em “inscrever seu projeto” e adicionar as informações básicas do trabalho como: título, temática, descrição do projeto, unidade da FAB LAB LIVRE SP, CPF e nome dos autores.
No Centro Cultural São Paulo, uma das unidades do FAB LAB LIVRE SP, é possível aprender, por exemplo, como utilizar a plataforma Arduino para pensar em aplicações e protótipos mais acessíveis às pessoas com deficiência visual, com audiodescrição e indicações sonoras para utilização em diferentes dispositivos eletrônicos.
O curso, que está em sua quarta edição, vem estimulando a discussão sobre Tecnologia Assistiva (TA) em laboratórios de criação e espaços makers.
“O objetivo é despertar nos alunos um olhar cada vez mais diverso da tecnologia, observar uma ferramenta técnica e entender como ele pode ser usado para desenvolver protótipos com mais acessibilidade”, explica Jayana Oliveira, instrutora do curso.
“Meu interesse pelo tema veio quando recebi uma aluna com deficiência visual no laboratório e percebi que poderia melhorar a experiência dela no espaço do FAB LAB LIVRE SP. Desde então, comecei a discutir com os alunos conceitos sobre TA e trabalhar em um projeto de construção de um mapa tátil com audiodescrição no Arduino”, completa.
O projeto está em fase de desenvolvimento e deve ganhar contornos práticos em 2024.
“Já estamos há mais de seis meses trabalhando nesse projeto e a ideia é continuar as pesquisas e o desenvolvendo do mapa ao longo deste ano e começar a usar, efetivamente, ele nos espaços do laboratório no começo do próximo ano”, conclui.
Inspirados na filosofia da ‘Cultura Maker – Faça Você Mesmo’, a rede FAB LAB LIVRE SP é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL.